Estudiantes (ARG)
Escudo-ESTUDIANTES
1
(2)
(3)
0
Escudo–CORINTHIANS
Corinthians

Santa trave! Corinthians perde no tempo normal, mas bate o Estudiantes nos pênaltis e está na semi da Sul-Americana

A bola foi no poste corintiano seis vezes em La Plata, sendo duas delas na disputa por pênaltis, e evitou que os argentinos fizessem valer a superioridade em campo

000_33TW7YN-scaled-aspect-ratio-512-320
Cássio fez, pelo menos, quatro defesas difíceis no tempo normal, além de ter defendido uma penalidade (Foto: JUAN MABROMATA / AFP)

Escrito por

A trave do estádio Uno, em La Plata, precisa entrar na galeria de ídolos do Corinthians após esta terça-feira (29). Foram seis bolas nela, duas na disputa por pênaltis, que garantiram a classificação corintiana à semi da Conmebol Sul-Americana sobre o Estudiantes, da Argentina. No tempo normal, o Timão viu a vantagem construída em São Paulo, no jogo de ida, ruir antes do primeiro minuto. Mas o gol do centroavante Mauro Méndez, dos Pinchas, foi o único durante a partida. 

E os argentinos não fizeram mais também por conta das traves. Foram quatro finalizações que pararam no poste de Cássio, que também se destacou na partida com, pelo menos, quatro defesas difíceis. Nas penalidades, mais uma intervenção do goleiro da equipe alvinegra, que é o maior pegador de cobranças na marca da cal da história da instituição.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DA CONMEBOL SUL-AMERICANA

CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA

> !TUDO O QUE NÃO PODERIA ACONTECER COM O TIMÃO!
A saída de bola foi do Corinthians, mas quem saiu na frente antes do primeiro minuto de jogo foi o Estudiantes. Mauro Méndez, escolha do técnico Eduardo Domínguez, aproveitou uma bola mal afastada por Bruno Méndez, finalizou e contou com o desvio em Lucas Veríssimo, que matou o goleiro Cássio.

>CORINTHIANS É AMASSADO PELO ESTUDIANTES:
um primeiro tempo em que o Estudiantes mandou no jogo, com 60% de posse de bola e 17 finalizações, sendo dez em direção ao gol, contra uma do Timão. Foram duas bolas na trave dos argentinos, fora as outras vezes que o time de La Plata fez o goleiro Cássio trabalhar. Foi por um capricho sobrenatural que os Pinchas não foram para o vestiário com a vantagem no placar agregado.

> !SÃO CÁSSIO!
Se o Corinthians saiu perdendo desde o primeiro minuto, também não demorou muito para Cássio ser exigido e fazer a primeira grande defesa. E até um susto em uma reposição de bola, no início do jogo, onde o goleiro sentiu a perna esquerda. Na disputa por pênaltis, o camisa 12 defendeu a cobrança de Rollheiser, que foi quem mais finalizou ao gol no tempo normal. O camisa 10 do Estudiantes escorregou antes da batida, que foi no meio. Cássio caiu para o canto esquerdo e defendeu com a perna. 

>!SANTA TRAVE!
E se não bastassem os milagres do goleiro corintiano, o torcedor corintiano também terá que canonizar a trave do estádio Jorge Luis Hirschi. Foram quatro finalizações do Estudiantes que pararam no poste do Gigante. As duas primeiras aconteceram no intervalo de dois minutos, ainda no primeiro tempo, com Benedetti e Rollheiser. O camisa 10 dos Pinchas acertou mais uma na etapa final, além do meia Ascacíbar. 

> NOS PÊNALTIS A MESMA COISA!
E quem diria que nas penalidades, a classificação do Corinthians seira confirmada justamente graças a Cássio e, principalmente as traves do estádio Uno. O goleiro defendeu a cobrança de Rollheiser, enquanto as batidas de Lollo e Ascacíbar acertaram o travessão. Do lado corintiano, Fábio Santos, Fausto Vera e Matías Rojas converteram. Giuliano perdeu, mas não fez falta.

Gol do Estudiantes sobre o Corinthians pela Copa Sul-Americana, marcado por Mauro Méndez. Timão avança à semi
Estudiantes marcou o gol do jogo logo aos 50 segundos da partida (Foto: JUAN MABROMATA / AFP)

+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?

Um primeiro tenebroso do Corinthians, que antes do primeiro minuto já viu a vantagem construída no jogo de ida ruir. A saída de bola dada pelo Timão foi rapidamente perdida. Na consequência da jogada, o atacante Mauro Méndez, do Estudiantes, aproveitou um cruzamento mal afastado por Bruno Méndez e finalizou para o gol, contando com a ajuda de Lucas Veríssimo, que desviou no meio do caminho e matou Cássio. E a etapa inicial poderia facilmente terminar com os argentinos vencendo até por 3 a 0. Foram 17 finalizações, sendo dez em direção ao gol. Duas delas na trave. Outras duas levando muito trabalho ao goleiro corintiano. Já do lado alvinegro, nada além de uma cabeçada de Gil, após um  escanteio batido por Matías Rojas, que levou pouco perigo ao Andújar, que fez a defesa com tranquilidade. 

E A ETAPA FINAL?

Quando o segundo tempo começou, parecia que ainda era o primeiro. O Estudiantes comandava o jogo. Artilheiro do clube argentino na temporada, Rollheiser queria jogo, e em um intervalo de dois minutos fez Cássio trabalhar duas vezes e acertou mais uma bola na trave. Era a terceira do jogo, todas do Pincharratas. E viria mais. Antes, o goleiro corintiano brilhou mais uma vez, em uma finalização de Sosa. Já Ascacíbar aproveitou a vantagem de uma falta sofrida por Rollheiser, e que custou um cartão amarelo para Maycon, para encher o pé de fora da área e novamente acertar o poste adversário. Com a queda física do Estudiantes, o Timão foi controlando as ações e deixou de sofrer na segunda metade da etapa final.

OS NÚMEROS DO JOGO

+ CONFIRA MAIS DETALHES DE COMO FOI A PARTIDA

O QUE VEM POR AÍ

Em busca de se distanciar da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, que está a quatro pontos, o Timão terá pela frente o clássico contra o Palmeiras, neste domingo (3), às 16h, na Neo Química Arena.

FICHA TÉCNICA
ESTUDIANTES (ARG) 1 (2) X (3) 0 CORINTHIANS
CONMEBOL SUL-AMERICANA - QUARTAS DE FINAL - JOGO DE VOLTA

Local Estadio Jorge Luis Hirschi, La Plata, Argentina
Data e hora: 29 de agosto de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: 
Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Árbitro de vídeo: 
Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Lollo (Estudiantes); Fábio Santos, Maycon e Yuri Alberto (Corinthians)
Cartões vermelhos: -

GOL: 1-0 Mauro Méndez (1'/1T)

ESTUDIANTES (ARG)
Mariano Andújar; Eros Mancuso (Boselli, 39'/2T), Santíago Nuñez, Luciano Lollo e Gastón Benedetti; Santiago Ascacíbar, Jorge Rodríguez (Zuqui, 32'/2T) e José Sosa; Benjamín Rollheiser; Guido Carillo e Mauro Méndez. Técnico: Eduardo Domínguez

CORINTHIANS
Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo, Gil e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Giuliano, 15'/2T) e Maycon; Matías Rojas, Ruan Oliveira (Wesley, intervalo) e Ángel Romero (Yuri Alberto, intervalo); Renato Augusto (Fausto Vera, 35'/2T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter