Fábio Lázaro
• Publicada em 16/07/2023 - 07:59 • São Paulo (SP)
Fábio Lázaro
• Publicada em 16/07/2023 - 07:59 • São Paulo (SP)
Nas graças da Fiel e do técnico Vanderlei Luxemburgo, o volante Gabriel Moscardo está próximo de assinar a sua renovação contratual com o Corinthians. No entanto, se isso acontecer, a tendência é que o jogador trancará a faculdade de administração de empresas que começou no início deste ano.
A promoção de Moscardo ao elenco principal do Timão foi algo que o pegou de surpresa. Aos 17 anos, o garoto estava focado no time sub-20 e tinha sido pouco chamado para completar os treinamentos dos profissionais neste ano. No entanto, ao decidir escalar um time alternativo no último jogo da fase de grupos da Libertadores, o técnico Vanderlei Luxemburgo optou por relacionar o prata da casa. A ideia era observar o atleta em campo, após uma boa primeira impressão nos treinamentos.
Moscardo entrou no segundo tempo da partida contra o Liverpool, do Uruguai, na Neo Química Arena, e logo no primeiro toque na bola iniciou a jogada que resultou no terceiro gol, marcado por Adson, no triunfo por 3 a 0.
A atuação encantou Luxa, que não teve dúvidas em agregar o volante ao elenco profissional e escalá-lo como titular nos jogos seguintes, contra o Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, e América-MG, na ida das quartas de final da Copa do Brasil, em Belo Horizonte.
Após ser preservado na vitória corintiana sobre o Universitario, do Peru, pela Copa Sul-Americana, assim como todos os outros titulares da equipe alvinegra, ele voltou a jogar e iniciar uma partida no confronto de volta diante do Coelho, neste fim de semana. E novamente agradou o "pofexô" Vanderlei.

Moscardo na sua estreia como profissional, contra o Liverpool, do Uruguai, pela Libertadores (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
- Gabriel é um volante número um. Tem a característica de jogar como primeiro, com muita qualidade de saída de bola. Eu não sei se ele se encaixaria como segundo. Um metro para frente e para trás muda muito no futebol. Se você passa para segundo, recebe a bola de costas. Primeiro, você consegue desarmar e ficar de frente. Ele tem toda a habilidade e técnica para começar o jogo por dentro. Volante de muita qualidade. Se você olhar o futebol mundial, quem é que tem essa característica dele? É muito importante isso. Ele joga em um nível de competição de alto nível - disse Luxa em entrevista coletiva depois do jogo contra o América.
Moscardo nem imaginava que poderia fazer parte da campanha do Timão na Copa do Brasil. Nas duas fases anteriores, em que o clube do Parque São Jorge também passou nos pênaltis, o jovem foi apenas um espectador. A classificação na terceira fase, contra o Remo, ele acompanhou com a família. Já os duelos diante do Atlético-MG, pelas oitavas de final, foram vistos em locais distintos. Ele viu a vitória atleticana por 2 a 0, em Belo Horizonte, na Suíça, onde estava disputando um torneio com o time de base do Corinthians. Já a volta, em que o Time do Povo reverteu o placar, foi acompanhada por Gabriel na concentração com a equipe da base corintiana.
- Nos dois jogos contra o Remo eu estava em casa, com a minha família. Eu nem tinha sido chamado muito para treinar com o profissional este ano, estava com a cabeça no sub-20, Campeonato Paulista. Assisti em casa, torcendo muito. Teve uma situação ruim no primeiro jogo, mas no segundo eu torci muito. No Atlético, eu estava na Suíça, disputando um campeonato com o sub-20, e fiquei sabendo do resultado só depois. Mas no segundo jogo eu estava na concentração assistindo, e foi uma emoção incrível. E nem passava pela minha cabeça que na fase seguinte eu iria jogar as duas partidas como titular. Sensação incrível, essa torcida que está sempre do nosso lado, é uma tarde/noite que eu vou levar para o resto da minha vida - destacou o jovem na zona mista após a classificação na Copa do Brasil.

Há pouco tempo no time sub-20, Moscardo foi integrado ao elenco principal e se tornou titular do Corinthians ao lado de veteranos como o lateral Fagner (foto) (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
Gabriel Moscardo tem vínculo com o Corinthians até setembro do próximo ano. Isso significa que ele poderá assinar pré-contrato com qualquer outro time a partir de março de 2024. O Timão tenta não correr riscos e ofereceu um novo acordo, com valorização salarial e aumento na multa rescisória. A validade seria até setembro de 2027. As partes estão muito avançadas no acerto. No entanto, o volante preferiu minimizar o tema.
- Venho me destacando, a torcida pedindo, mas estou preocupado com o meu futebol e as coisas vão acontecer naturalmente. A gente conversou, mas minha cabeça está focada no futebol, porque se eu não corresponder em campo as coisas não vão acontecer. Estou focado em voltar ao trabalho, entrar em campo de novo e corresponder nos treinos - disse o meio-campista.
No momento, como está de férias, Moscardo avalia a continuidade, ou não, da faculdade. Ele mora perto do campus onde estuda no período noturno. Porém, se a renovação for confirmada, a tendência é que o congelamento da matrícula aconteça.
Além do curso de administração, escolhido por ser a mesma profissão que a mãe de Gabriel Moscardo exerce atualmente, o volante também faz curso de inglês.
E mais:
Premiação pela classificação na Copa do Brasil salva projeção financeira do Corinthians na temporada
Renato Augusto vai renovar com o Corinthians? Meia revela qual o seu desejo e se há conversas com o Timão
Luxemburgo explica estratégia em classificação do Corinthians na Copa do Brasil e vê equipe em ‘crescimento’
Se cuida, São Paulo! Classificação do Corinthians na Copa do Brasil rende memes na web