menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Corinthians aciona STJD por cânticos homofóbicos da torcida do São Paulo

Diretoria do Timão mandou ofício pedindo punição

Morumbi lotado
imagem cameraDiretoria enviou ofício ao STJD (Foto: Divulgação/SPFC)
fe4a4413-7df6-4f4d-8be7-876c6484bfa3_WhatsApp-Image-2025-03-11-at-13.03.44-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 21/07/2025
21:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Corinthians oficializou uma denúncia contra o São Paulo pelo cântico com teor homofóbico no clássico do último sábado (19), no MorumBis, vencido pelo Tricolor. O árbitro Anderson Daronco não colocou o incidente na súmula por afirmar que não escutou.

continua após a publicidade

A informação foi noticiada pelo 'Uol'. O Corinthians enviou um ofício à CBF, ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e à FPF (Federação Paulista de Futebol). A denúncia conta com vídeos dos torcedores do São Paulo.

Segundo o Regulamento Geral de Competições da CBF e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), cantos homofóbicos podem resultar em advertência, multa de até R$ 500 mil (dobrada em caso de reincidência), perda de mando de campo e até perda de pontos. Torcedores identificados também podem ser punidos com suspensão e proibição de frequentar estádios por até 720 dias.

continua após a publicidade

O árbitro da partida, Anderson Daronco, confessou que não assinalou o incidente na súmula por não ter escutado as ofensas homofóbicas na música da torcida do São Paulo, cantada sob o ritmo do hit argentino "Decime que se siente".

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

Alan Franco e Feliz Torres em São Paulo x Corinthians (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)
Incidente aconteceu no clássico entre Corinthians e São Paulo, no MorumBis (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

Punição

No Campeonato Brasileiro de 2023, o Corinthians foi punido com a realização de uma partida com portões fechados após sua torcida entoar cânticos de teor homofóbico contra o São Paulo, em jogo disputado na Neo Química Arena.

continua após a publicidade

A decisão foi baseada no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios e proíbe “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. O Corinthians atuou sem torcida na vitória por 3 a 1 contra o Vasco da Gama.

Em junho deste ano, a diretoria alvinegra questionou a CBF e o STJD após o Palmeiras ser punido por gritos homofóbicos de sua torcida contra o atacante Romero, no Derby realizado na Arena Barueri, vencido pelo Verdão por 2 a 0. A penalidade financeira aplicada foi de R$ 80 mil.

  • Matéria
  • Mais Notícias