Terror das Copas! Destaque do México, goleiro Ochoa já brilhou contra Vasco e Flamengo

Goleiro do América disputa sua quinta Copa do Mundo pelos mexicanos e já encarou o Brasil em duas oportunidades

Guillermo Ochoa - México
Ochoa sempre se destaca no gol mexicano e em jogos contra o Brasil (YURI CORTEZ / AFP)

Escrito por

Em campo na Copa do Mundo contra a Argentina, o goleiro Guillermo Ochoa é um verdadeiro fenômeno quando o assunto é jogar no torneio. Ele também é um velho conhecido dos brasileiros. Em 2014, ele foi o grande responsável pelo empate sem gols na fase de grupos que tirou os 100% de aproveitamento da Seleção Brasileira.

Quatro anos depois, o nome de Ochoa quase complicou mais uma vez o Brasil. Nas oitavas de finais, na Rússia, o camisa 13 da seleção mexicana fez mais uma brilhante partida e quase impediu o Brasil de avançar para as quartas de finais. Os gols de Neymar e Roberto Firmino, que garantiram a classificação brasileira, saíram depois de três ou quatro grandes defesas do arqueiro, que tiraram o sono dos brasileiros.

Mas o que gera curiosidade mesmo em relação a Ochoa é que o goleiro parece ser conhecido dos brasileiros apenas em Copas e quando enfrenta o Brasil, além de ser sempre destaque mexicano em Mundiais.

Em 2007, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Vasco encarou o América e foi derrotado por 2 a 0, no Azteca, em partida que teve uma grande atuação do arqueiro, deixando o resultado, por assim dizer, enganoso. Mas foi em São Januário que Ochoa apareceu mesmo. O Vasco venceu por 1 a 0, com gol de Leandro Amaral e com Romário como técnico, mas o resultado foi insuficiente, graças a grandes intervenções de Ochoa. O América acabou com o vice-campeonato da competição, perdendo para o Arsenal Sarandí (ARG).

Um ano depois, Ochoa foi o responsável por grandes intervenções diante do Flamengo, tanto no México, quanto no Rio de Janeiro, em partida conhecida como ‘Maracanazzo Rubro-Negro’. Após vencer por 4 a 2, no Azteca, o Fla foi derrotado por um sonoro 3 a 0, em pleno Maracanã, caindo nas oitavas de finais da Copa Libertadores. E nas duas partidas, as boas defesas do goleiro fizeram a diferença para confirmar a vaga do América.

Ochoa
MARTIN BERNETTI / AFP

CARREIRA NO FUTEBOL MEXICANO

Ochoa chega para sua quinta Copa do Mundo na carreira, porém a terceira como titular. Nos Mundiais de 2006 e 2010 ele foi reserva da seleção mexicana. No primeiro, Ochoa tinha apenas 21 anos e o titular foi o veterano Oswaldo Sánchez. Já na África do Sul, Óscar Pérez era o arqueiro principal. Porém, nas Copas seguintes assumiu a vaga e nunca mais largou.

Ao todo, Ochoa soma 133 jogos oficiais como titular do gol do México - contando a partida desta terça-feira diante da Polônia. Ele também é considerado um dos melhores goleiros da história do México e ídolo da equipe de maior torcida do país, o América. Sua primeira partida como profissional foi em 2003/04, quando com apenas 19 anos assumiu a posição de titular do clube.

Ficou no América até 2011, quando foi para o Ajaccio, da França. Foi pela equipe francesa que foi titular da Copa no Brasil e, após o Mundial, assumiu o gol do Málaga, da Espanha. Ainda teve passagem pelo Granada por uma temporada e mais dois anos na Bélgica, no Standard Liége, retornando ao América em 2019.

Aos 37 anos, Ochoa já foi especulado em diversos clubes do Brasil, porém o alto salário que recebe no América, unido a sua idolatria, sempre dificultaram a saída do carrasco brasileiro em Copas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter