Quais foram as semifinais da Copa do Mundo de 2018?

Semifinalistas do torneio no Qatar já estão definidos; duas seleções entre as quatro melhores da última edição estão na vivas na competição

França x Bélgica
França e Bélgica se enfrentaram na semifinal da Copa do Mundo de 2018 (FRANCK FIFE / AFP)

Escrito por

A Copa do Mundo de 2022 já tem as suas semifinais definidas. Na edição da Rússia, em 2018, duas seleções que estão vivas na competição do Qatar jogaram essa fase do mata-mata. Em lados diferentes da chave, Croácia e França enfrentaram, respectivamente, Inglaterra e Bélgica. Agora, as duas equipes europeias enfrentam Argentina e Marrocos, a grande surpresa do torneio, de olho na grande final.

Mas, afinal, como foram as semifinais em 2018? O LANCE! apresenta a você, torcedor, os jogos decisivos da última edição da Copa do Mundo.

+ Marrocos faz história! Listamos as maiores zebras da história das Copas do Mundo

Após eliminar Argentina e Uruguai nas oitavas e nas quartas da última Copa, a França chegou nas semifinais para enfrentar a poderosa geração belga. Com vitórias sobre o Japão e a Seleção Brasileira, a Bélgica contava com grande fase de Hazard, De Bruyne e Lukaku para passar por cima da equipe de Didier Deschamps.

Equilibrado, o duelo foi marcado pelas grandes defesas dos goleiros Lloris e Courtois. No início da segunda etapa, veio a definição do placar: Umtiti subiu mais que o volante Fellaini e guardou, após cobrança de escanteio de Griezmann, aos cinco minutos.

França x Bélgica
Gol de cabeça marcado por Umtiti, da França, contra a Bélgica (AFP)

A defesa francesa, formada por Varane e o próprio Umtiti na zaga, segurou o placar até o fim. Dessa forma, os "Le Bleus" se sagraram os primeiros classificados para a grande decisão.

O outro duelo das semifinais ocorreu entre a Croácia, sensação da última edição, e a Inglaterra. Liderados pelo artilheiro Harry Kane, os ingleses chegaram confiantes para a decisão após eliminarem a Colômbia e a Suécia nas fases anteriores. Por outro lado, o desgaste físico da Croácia era grande, visto que passou das oitavas e das quartas após prorrogações e disputas por penalidades. Os adversários enfrentados foram Dinamarca e Rússia, país-sede do torneio.

A Inglaterra abriu o placar logo aos cinco minutos com Trippier, em cobrança de falta. No segundo tempo, pressionando pelo gol de empate, os croatas igualaram com Perisic e levaram mais uma partida para a prorrogação.

Mesmo cansados, a seleção da Croácia mostrou que as sucessivas prorrogações fortificaram a equipe. Liderada por Luka Modric e com brilho de Mandzukic, a equipe xadrez marcou o gol da virada no início do segundo tempo extra. Dessa forma, se classificou para a decisão pela primeira vez em sua história.

Croácia x Inglaterra
Gol marcado por Mandzukic rendeu uma das fotos mais emblemáticas da Copa de 2018 (AFP)

Agora, Croácia encara a Argentina de olho na segunda final consecutiva. Em 2018, após a classificação para o jogo do título, a equipe foi derrotada pela França por 4 a 2 e ficou com o vice-campeonato. O duelo contra os hermanos ocorre na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail.

Já os franceses querem o tricampeonato, sendo o segundo troféu erguido de forma consecutiva. Comandada por Didier Deschamps e sob o poderio ofensivo de Mbappé, a seleção da França encara Marrocos, primeiro país africano a chegar em uma semifinal de Copa do Mundo, na próxima quarta-feira, também às 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter