menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Comitê da Copa reforça equipe por gramados perfeitos em 2014

Dia 29/02/2016
23:02

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo-2014 (COL) está contratando quatro novos agrônomos para o grupo de trabalho que dita as recomendações dos padrões dos campos nos novos estádios para a Copa do Mundo.

A partir da segunda quinzena deste mês, a equipe visitará as doze cidades-sede para acompanhar a plantação nos estádios novos e acompanhar o tratamento dos que já foram construídos. Tudo para que na Copa os campos estejam no padrão Fifa, o que não foi alcançado em alguns gramados da Copa das Confederações.

Nas seis cidades nas quais os estádios já estão em funcionamento, a equipe do COL vai passar um questionário para identificar a frequência de jogos e shows em cada arena. A partir desses dados, o grupo de trabalho vai elaborar uma lista de recomendações de cuidados com a grama, de acordo com as diferentes condições climáticas e de luminosidade em cada local.

– Os 90 minutos que são mostrados para o mundo todo se passam naquele gramado bonito. Destaco a Arena Fonte Nova, que cumpriu todos os requisitos e está à frente das outras neste sentido – observou Ricardo Trade, CEO do COL.

O trabalho de acompanhamento será estendido aos Centros de Treinamento de Seleções e aos campos oficiais. Até aqui, o Comitê já gastou 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 3,6 milhões) com estudos sobre o assunto. A equipe do COL trabalha em conjunto com a STRI, consultoria internacional contratada pela Fifa.

Bate Bola , Frederico Nantes, gerente-geral de Competição e Serviços às Equipes do COL

Algum estádio da Copa das Confederações terá o campo trocado?

Ainda vamos avaliar, mas acredito que, com o manejo correto, não será necessário fazer trocas. Trocar partes do gramado é normal em qualquer estádio do mundo, até mesmo por causa do sombreamento causado pela cobertura.

Valcke disse que o gramado de Brasília não aguentaria um segundo jogo na Copa das Confederações. Como evitar isso na Copa?

Brasília é um exemplo da importância da entrega do estádio no prazo, porque a implementação do gramado depende da obra. A nossa visão sobre a Copa do Mundo é que cada um faz o seu melhor. Nós fazemos recomendações, e não requisições nesse sentido. As cidades têm obrigação de entregar um gramado de nível internacional, e o nosso investimento nesta consultoria que prestamos é muito alto.

Quais estudos o COL fez para dar essas recomendações às sedes?

Fizemos pesquisas de impacto de sombreamento da cobertura, já que isso é algo novo no Brasil. Fizemos análise dos tipos de materiais como brita, areia e outros. E os tipos de grama para as diferentes condições climáticas do país.

  • Matéria
  • Mais Notícias