menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

FPF adota impedimento semiautomático nas finais do Paulistão

Tecnologia será usada pela primeira vez no futebol brasileiro

Avatar
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Image_20250108_105312_136-aspect-ratio-1024-1024
Vitor Coelho Palhares
São Paulo (SP)
Dia 11/03/2025
15:36
WhatsApp-Image-2025-03-11-at-15.43.43-aspect-ratio-512-320
imagem cameraFPF adotará pela primeira vez o impedimento semiautomático

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a implementação do impedimento semiautomático nas finais do Paulistão, disputadas por Corinthians e Palmeiras ao longo deste mês. A decisão foi divulgada no Conselho Técnico da federação para as decisões do torneio estadual, em evento realizado na tarde desta terça-feira (11) na sede da entidade.

continua após a publicidade

➡️ FPF define horários da decisão entre Corinthians e Palmeiras, no Paulistão; veja

O mecanismo estreou na Copa do Mundo de 2022 e visa tornar a marcação de impedimentos mais ágil e precisa. O sistema usa câmeras e Inteligência Artificial para oferecer maior riqueza de detalhes que permite uma melhor visualização da linha do impedimento.

A iniciativa foi da FPF e aprovada por unanimidade pelos clubes. Serão dez novas câmeras ao redor do campo para proporcionar uma visão 3D do campo. O primeiro jogo será no domingo (16), às 18h30 (de Brasília), no Allianz Parque, enquanto a partida de volta está marcada para a quinta-feira (27), às 21h35 (de Brasília), na Neo Química Arena.

continua após a publicidade

Atualmente as linhas são traçadas manualmente por responsáveis na cabine do VAR. É a primeira vez que a tecnologia será usada no Campeonato Paulista. O impedimento semiautomático é utilizado em ligas na Europa como o Campeonato Italiano, Campeonato Espanhol e FA Cup, a Copa da Inglaterra.

Impedimento semiautomático - Qatar x Equador
Será a primeira vez que a tecnologia será usada no Brasil. (Foto: Divulgação/Fifa)

Polêmicas de arbitragem

A decisão da FPF ocorre após semifinais com muitas reclamações. No domingo (9), o zagueiro do Santos, Gil, questionou os critérios da arbitragem do Paulistão após a expulsão do companheiro José Ivaldo na derrota por 2 a 1 para o Corinthians, em jogo apitado por Matheus Candançan. O defensor sugeriu que árbitros de fora do estado atuem nas decisões da competição.

continua após a publicidade

Na segunda-feira (10), o Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0, no Allianz Parque, com gol de pênalti marcado por Raphael Veiga. A penalidade foi bastante contestada pelo Tricolor Paulista. Vitor Roque foi derrubado por Arboleda na área, Flávio Rodrigues de Souza assinalou a penalidade, mas não foi ao VAR checar o lance.

  • Matéria
  • Mais Notícias