menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Textor viaja com presidente do Botafogo para auditoria sobre aporte

Dono da SAF do Botafogo vive momento de crise nos bastidores

Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 30/01/2026
17:08
John Textor é o dono da SAF do Botafogo (Foto: Dhavid Normando/Código 19/Gazeta Press)
imagem cameraJohn Textor é o dono da SAF do Botafogo (Foto: Dhavid Normando/Código 19/Gazeta Press)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O clima é de tensão nos bastidores da SAF do Botafogo, que vive momento de crise financeira e busca soluções para tirar o clube da asfixia financeira. John Textor vem travando batalha para aporte de capital, e isso provocou a necessidade de diversas reuniões com o Botafogo Associativo, presidido por João Paulo Magalhães. Tudo indica que o empresário vive dias decisivos quanto à sua permanência na gestão do Alvinegro.

continua após a publicidade

➡️ Botafogo encanta com novo modelo de jogo e mostra força do vestiário

O Botafogo Social admite que, no momento, ainda não estuda a possibilidade de uma ação mais firme para, quem sabe, derrubar a liminar que corre na Justiça do Rio e tirar Textor do comando. Apesar disso, a diretoria que toca General Severiano e detém 10% das ações da SAF já está chegando no limite e quer ações imediatas.

Horas antes da partida contra o Cruzeiro, vencida pelo Glorioso por 4 a 0 no Nilton Santos, John Textor se reuniu com o associativo e viu o tom subir e virar uma cobrança. O empresário acenou com possiblidade de aporte vindo de uma empresa parceira e que pagaria o transfer ban pela dívida com o Atlanta United utilizando recursos próprios.

continua após a publicidade
João Paulo Magalhães, presidente do Botafogo, ao lado de John Textor (Foto: Divulgação/Botafogo)
João Paulo Magalhães, presidente do Botafogo, ao lado de John Textor (Foto: Divulgação/Botafogo)

Próximos dias do Botafogo

Com isso, nesta sexta-feira (30), Textor viajou com João Paulo Magalhães para São Paulo, onde o empresário passará por auditoria em um banco parceiro. As informações iniciais são do "O Globo" e foram confirmadas pela reportagem do Lance!.

No encontro, está previsto estudo e laudo a respeito da origem da verba sinalizada por Textor. Como adiantou o Lance! na última quinta-feira (29), a GDA Luma, fundo especializado em recuperação de ativos, seria um dos parceiros para o empréstimo de 50 milhões de dólares (cerca de R$ 260 milhões). Outra saída seria o aporte do próprio bolso, o que também demanda análise sobre riscos e condições. Todos os sócios e possíveis investidores envolvidos, juntos com garantias em contrato, serão analisados.

continua após a publicidade

Após essa etapa, a empresa emitirá um laudo sobre saúde financeira da SAF do Botafogo e se as opções propostas por Textor são viáveis. Caso seja positivo, o Conselho de Administração da SAF deve aprovar e, finalmente, o Alvinegro terá entrada de verba nos cofres. Uma resposta negativa, no entanto, pode acabar derrubando Textor.

Conflito interno

A primeira tentativa de John Textor foi reprovada pelo CEO Thairo Arruda, que se recusou a assinar o contrato de empréstimo da GDA Luma Capital. O gestor apontou que as cláusulas são de risco para o futuro do projeto, como juros muito acima do padrão e garantias de vendas de ativos.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

➡️ Aposte na estreia do Fogão no Campeonato Brasileiro!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

  • Matéria
  • Mais Notícias