menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

‘Se a pressão influi, não posso estar aqui’, diz técnico do Botafogo

Renato Paiva considera que cobranças por resultado são inerentes ao futebol

Renato Paiva, técnico do Botafogo
imagem cameraRenato Paiva diz que pressão faz parte do trabalho (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 07/05/2025
05:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

A terça-feira (6) amanheceu com pichações de protesto nos muros do estádio Nilton Santos e terminou com uma vitória sofrida do Botafogo na Libertadores. Nos dois casos, o técnico Renato Paiva foi alvo de descontentamento dos torcedores. Após a vitória por 2 a 1 sobre o Carabobo, na Venezuela, o treinador falou sobre a pressão que tem sofrido da torcida e procurou demonstrar naturalidade.

continua após a publicidade

➡️Renato Paiva diz que preocupação do Botafogo é 'somar pontos'

— Sobre a pressão: este escudo (do Botafogo) te dá pressão todos os dias, não há como. E o futebol é isso, pressão, pressão, pressão. Se não ganhar — e não é só no Brasil, é em todo o lado — te cobram, querem que ganhe, é universal — disse Renato Paiva.

— Tenho que me focar para fazer o meu trabalho. Se a pressão influi no meu trabalho, não posso estar aqui, tenho que ir — acrescentou o técnico do Botafogo.

continua após a publicidade

Paiva foi anunciado como técnico do time no final de fevereiro. O treinador teve o mês de março inteiro para preparar a equipe, mas desde que começaram os jogos ele tem enfrentado desconfiança da torcida. 

Os resultados também não ajudam. À exceção das vitórias no clássico com o Fluminense (2 a 0) e sobre o Capital-DF (4 a 0), o Botafogo tem feito partidas no máximo razoáveis. No Brasileirão, o time é apenas o 12º colocado, e na Libertadores ocupa a 3ª posição — portanto, fora da zona de classificação às oitavas.

continua após a publicidade

Técnico reconhece que Botafogo precisa melhorar resultados

Apesar da aparente tranquilidade quanto à pressão, Renato Paiva reconhece que precisa fazer o time render mais e buscar as vitórias.

— Tenho que fazer o meu trabalho consciente, obviamente consciente também dos resultados — considerou o técnico do Botafogo.

— O que me preocupa muito é (a pressão) interior, manejar meus jogadores, encontrar soluções nestes momentos mais difíceis e continuar trabalhando. É a única coisa que eu posso fazer para sair desses momentos tão difíceis.

Renato Paiva, técnico do Botafogo
Técnico do Botafogo reconhece que resultados precisam melhorar (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias