menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

John Textor tem recurso negado em processo movido pelo fundo Iconic Sports

Processo voltará ao Tribunal Comercial da Inglaterra para reavaliação do mérito

Leonardo-bessa-aspect-ratio-1024-1024
Leonardo Bessa
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 21/01/2026
15:04
Botafogo tem John Textor como líder da SAF (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
imagem cameraBotafogo tem John Textor como líder da SAF (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

  • Matéria
  • Mais Notícias

A batalha judicial entre John Textor, dono da SAF do Botafogo, e o fundo estadunidense Iconic Sports, por dívida de 97 milhões de dólares (cerca de R$ 526 milhões) ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (21). Em julgamento realizado em Londres, o empresário acionista majoritário do Glorioso teve o recurso negado pela Corte de Apelação da Inglaterra.

continua após a publicidade

Por parte da defesa de John Textor, o recurso na Corte inglesa era para tentar encerrar o caso na segunda instância. Sem resolução, o processo voltará ao Tribunal Comercial do Reino Unido para audiência completa sobre o julgado em 17 e outubro. Não há data confirmada.

O caso vem desde 2022, na época da aquisição do Lyon, tradicional clube francês. A Iconic Sports investiu mais de 70 milhões de dólares na operação para, em troca, ter cerca de 16% das ações da Eagle.

continua após a publicidade

Esse acordo, no entanto, previa uma Oferta Publica Inicial (IPO) na Bolsa de Valores de Nova Iorque, o que não aconteceu. No contrato, o fundo exige a recompra de suas ações com juros de 11%, na casa dos 97 milhões de dólares (cerca de R$ 526 milhões).

O que vê John Textor

Já afastado da gestão do Lyon, Textor e sua defesa apontam erros na execução do contrato por parte da Iconic. Para o empresário e seus advogados, o resultado desta quarta-feira em Londres foi considerado positivo pois dará ao tribunal na primeira instância analisar novamente o caso por inteiro.

continua após a publicidade

— Não acredito que esta decisão reflita a redação clara do contrato ou a posição factual correta, e pretendo recorrer da decisão do tribunal. Entretanto, as empresas que Iconic declarou perante o Tribunal Inglês que cessam as ações pelas quais tentavam exercer influência adicional sobre a governação do Eagle Football, permanecendo em vigor. Além do recurso da decisão prejudicial, estarei agora a preparar uma defesa completa à reclamação que pretendo rejeitar — disse Textor, ao Lance!, em outubro, após o primeiro julgamento.

John Textor é o dono da SAF do Botafogo (Foto: Franck Fife/AFP)
John Textor é o dono da SAF do Botafogo (Foto: Franck Fife/AFP)

➡️ Aposte nas partidas do Fogão!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

A audiência começou por volta das 7h (de Brasília), e o dono da SAF do Botafogo não prestou depoimento, já que apenas advogados apresentaram seus argumentos no recurso. O julgamento durou cerca de quatro horas.

  • Matéria
  • Mais Notícias