Festa de encerramento do Carioca aconteceu na segunda-feira em um teatro na Zona Oeste do Rio (Foto: David Nascimento/LANCE!Press)

Festa de encerramento do Carioca aconteceu em um teatro na Zona Oeste do Rio (Foto: David Nascimento/L!Press)

David Nascimento
10/05/2016
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

Durante a festa de encerramento do Campeonato Carioca na noite da última segunda-feira, Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro afirmou que a competição em 2017 tende a mudar. Segundo o dirigente, os quatro clubes grandes (Vasco, atual campeão, Botafogo, Flamengo e Fluminense) podem começar a disputa direto na segunda fase, sendo apenas a primeira realizada por clubes considerados de menor investimento.


A ideia inicial de Rubens Lopes é de manter na edição do Campeonato Carioca da próxima temporada o número de 16 participantes (os quatro considerados grandes e 12 pequenos). Na primeira fase, somente os pequenos (12) iriam a campo, com quatro sendo eliminados antes do início da segunda fase, quando Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense entrariam na disputa - totalizando 12 nesta fase também, desta vez sendo oito pequenos e os quatro grandes.

Esta proposta será discutida entre os clubes filiados à Federação do Rio com o passar dos meses, e o martelo deve ser batido somente no próximo arbitral. Caso a medida seja aprovada, a edição de 2017 do Campeonato Carioca seria desta forma com os quatro grandes entrando na segunda fase por conta de ocuparem a classificação final do torneio em 2016 nos quatro primeiros lugares. Se no próximo ano um dos grandes ficar fora dos quatro primeiros no geral, teria que disputar a primeira fase na edição de 2018, por exemplo.

- Uma palavra final sobre o assunto será dada pelos clubes que são os nossos filiados em um momento oportuno. Mas uma das ideias iniciais que temos para o Carioca da próxima temporada é o de ter os quatro melhores deste ano classificados para a segunda fase, no caso são os quatro grandes, com a primeira sendo disputada sem eles e já com quatro eliminados. E em 2017 para 2018, os quatro melhores no geral seguiria o modelo... Manteríamos também os 16 participantes na competição - afirmou Rubens Lopes durante a festa.

Outras medidas estão sendo estudadas pela Federação do Rio para aplicação no Campeonato Carioca de 2017, mas serão divulgadas mais para frente, de acordo com o presidente Rubens Lopes. Nos bastidores, inicialmente, a ideia agradou os dirigentes do Vasco. Botafogo, Flamengo e Fluminense ainda não têm uma conclusão sobre a ação, mas também tendem a ver com bons olhos.