Marcio Porto
03/10/2016
16:14
São Paulo (SP)

O São Paulo se reapresentou na manhã desta segunda-feira e o treino sob chuva serviu para o técnico Ricardo Gomes começar a observar opções para o importante duelo da próxima quarta-feira contra o Sport, na Ilha do Retiro. Na luta contra o rebaixamento, os paulistas estão separados apenas dois pontos dos pernambucanos: 35 a 33. E Ricardo, novamente, precisará fazer alterações no time, já que não poderá contar com o lateral-esquerdo Mena, na seleção do Chile, o volante Wesley, suspenso, e o meia Cueva, suspenso, mas também na seleção do Peru.

Sem a presença dos jogadores que foram titulares contra o Flamengo, no último sábado, Ricardo Gomes comandou uma atividade técnica em campo reduzido. Separou dois times com oito jogadores de linhas para cada lado. Não O esquema tático, portanto, ficou comprometido, mas cada um atuou próximo da função que costuma exercer em campo.


Um time, de coletes branco, atuou com: Léo, Buffarini, Maicon, Douglas e Matheus Reis; Wellington, João Schmidt, Pedro Bortoluzo e Gabriel, centroavante do time sub-20 que ainda não estreou pelo profissional, mas tem treinado com o grupo. O outro time teve: Renan Ribeiro, Wesley, Lucão e Carlinhos; Michel Bastos, Luiz Araújo, Jean Carlos, Daniel e Robson. 

No decorrer da atividade, Ricardo ainda trocou jogadores de time, mas sempre preservando a função em campo. A escalação sai nesta terça-feira, com o último treino antes da viagem para pernambuco, e cada opção ditará também o esquema de jogo: se será mantido o 4-1-4-1 ou mesmo se uma variação para o 4-3-2-1 será utilizado. Abaixo, você confere uma análise de cada jogador que pode ganhar chance na quarta e o modo como ele se encaixaria no time. A tendência é que Denis, Maicon Rodrigo Caio, Hudson, Thiago Mendes, Kelvin e Chavez joguem, pois formam a base do time de Ricardo Gomes.

 
CARLINHOS
Favorito para ocupar o lugar de Mena na lateral esquerda, onde tem concorrência de Matheus Reis. Também pode atuar na ponta esquerda na linha de três do meio de campo. Neste caso, Matheus ficaria com a lateral e Ricardo mudaria o esquema para 4-2-3-1. Ainda é possível dizer que Buffarini passa a ter chance na direita, já que o técnico tem optado por um lateral mais ofensivo (Carlinhos) e outro mais defensivo. Bruno também sai mais. No treino desta segunda, apoiou muito, principalmente quando era lançado por Maicon. 

JOÃO SCHMIDT
Não vem sendo utilizado por Ricardo Gomes. Pode se encaixar no time na vaga de Wesley, mantendo a linha dos três no meio, com dois pontas abertos, o 4-1-4-1. Ricardo atuou dessa maneira contra o Palmeiras, na derrota por 2 a 1 no Allianz Parque. Schmidt manteve seu estilo de jogo no treino desta segunda, com toque de bola apurado e visão de jogo. 

MICHEL BASTOS
Camisa 7 ainda não está na sua melhor forma, segundo análise de Ricardo Gomes. Nesta segunda, porém, treinou bem, com disposição. Deu dois chapéus seguidos, em Wellington e Luiz Araújo. Poderia jogar aberto, fazendo até a de Wesley, mas Ricardo prefere ele aberto. Portanto, corre por fora pela vaga de Cueva na esquerda. 

JEAN CARLOS
Meia esquerda ainda não estreou. Prefere jogar centralizado, então se Ricardo pretender atendê-lo o esquema seria alterado para o 4-2-3-1. Mas Jean também disse que exerce função aberto. No treino, procurou estar na zona do último passe, sofrendo com marcação mais forte. Corre por fora. 

ROBSON
Atacante recém-contratado tem três jogos, todos entrando no segundo tempo. Atua como um ponta esquerda e assim briga pela vaga de Cueva na manutenção do esquema. No treino, jogou mais enfiado e criou poucas chances. É improvável que seja o escolhido. 

LUIZ ARAÚJO
Habilidoso, tem sido a primeira opção de Ricardo Gomes quando um dos pontas não está. Jogou de titular contra Palmeiras e Vitória desta forma. Movimentou-se bastante no treino, mas sem criar tantas alternativas. 

DANIEL
Não foi sequer relacionado no último jogo, contra o Flamengo, mas foi quem mais chamou atenção no treino desta segunda. Com boas jogadas pela ponta esquerda, marcou um belo gol. Pode jogar aberto ou pelos lados.