Edimar

Edimar vai ocupar a lateral esquerda contra o Avaí (Foto: Maurício Rummens/Fotoarena/Lancepress!)

William Correia
18/08/2017
11:13
São Paulo (SP)

Dorival Júnior comandou uma atividade tática de cerca de 40 minutos nesta sexta-feira, no último treino aberto à imprensa antes de enfrentar o Avaí, no domingo, em Santa Catarina. Confirmou o lateral-esquerdo Edimar e o atacante Gilberto com titulares e mostrou preocupação defensiva.

Diante de uma fina chuva, Dorival não mexeu na escalação, que entrará em campo no fim de semana: Sidão; Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Petros; Marcos Guilherme, Jucilei, Hernanes e Cueva; Gilberto. Dos titulares na vitória sobre o Cruzeiro, na última rodada, saem Marcinho e Pratto, suspensos, e Renan Ribeiro, por opção técnica, para as entradas de Cueva (que volta de suspensão), Gilberto e Sidão.

Edimar, com incômodo na coxa direita, e Gilberto, com dores no joelho esquerdo, voltaram a treinar no gramado somente na última quinta-feira. Mas cumpriram a programação traçada pelo departamento médico e estão completamente liberados para o jogo.

No treino desta sexta-feira, os reservas foram escalados com: Renan Ribeiro; Militão, Aderllan, Lugano e Júnior Tavares; Jonatan Gomez e Shaylon; Maicosuel, Lucas Fernandes e Thomaz; Denilson. Brenner ficou no meio do gramado, apenas assistindo, participando efetivamente do fim do treino, cruzando bolas da esquerda quando Júnior Tavares deixou o treino mancando - sofreu trauma na região lombar recentemente, saiu mais cedo por precaução e, a princípio, não preocupa.

Após aquecimento, Dorival levou cerca de dez minutos para explicar detalhadamente as jogadas e o posicionamento que queria. Quando deixou a bola rolar, focou na recomposição defensiva. Exigiu que as linhas da defesa e do meio-campo voltassem rapidamente para proteger a área de Sidão. Inclusive Gilberto retornava para marcar.

Depois, o técnico trabalhou somente bolas paradas defensivas, tanto em escanteios quando em faltas pelas laterais. Discutia posicionamento com seu auxiliar Lucas Silvestre e, frequentemente, com Sidão, Hernanes, Rodrigo Caio e Gilberto. Sidão precisou fazer uma grande defesa, em cabeçada de Aderllan, mas os reservas não fizeram gol, nem sob intenso incentivo do treinador.

Em outro campo, Lucas Perri, Pratto, Marcinho, Wesley, Foguete e Douglas, que não serão relacionados, faziam atividade técnica em outro campo - Araruna, Bruno, Morato e Wellington Nem, machucados, também serão desfalques. Como Dorival não treinava mais jogadas ofensivas, Renan Ribeiro se juntou a eles na parte final dos trabalhos, mas o goleiro ficará no banco no domingo.

Dorival Júnior comandará na manhã deste sábado, sem a presença da imprensa no CT da Barra Funda, o último treino antes de viajar para Florianópolis. A partida é decisiva: se perder do Avaí, o São Paulo, hoje 16º colocado com 22 pontos, voltará à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.