Pentatlo Moderno - Yane Marques

Yane competiu nesta quinta-feira na esgrima (Foto: Reprodução/Facebook)

Bernardo Cruz
18/08/2016
13:23
Rio de Janeiro (RJ)

A brasileira Yane Marques começou nesta quinta-feira a busca pela segunda medalha olímpica do pentatlo moderno. No primeiro dia de competições da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que aconteceu na Arena da Juventude, em Deodoro, a pernambucana, bronze em Londres-2012, terminou na 21ª posição entre as 36 competidoras da categoria.

A esgrima foi a primeira prova disputada no pentatlo na Rio-2016. Nesta edição, existe também a prova bônus desta modalidade, que acontece nesta sexta-feira junto com as demais do programa. Com isso, a tradicional disputa de sabres ocorreu um dia antes.

Yane contou com o apoio da torcida, que compareceu em bom número. No sistema todas contra todas, a brasileira começou bem a prova, teve momentos de instabilidade, e terminou com 16 vitórias e 19 derrotas, totalizando 196 pontos. Vale ressaltar que na conta do revés estão empates, uma vez que se nenhuma competidora pontua durante um minuto de combate, são consideradas perdedoras.

A título de comparação, a diferença entre Yane e a primeira colocada, a Oktawia Nowacka (POL), é de 66 pontos. Após a prova, Yane Marques não quis falar com a imprensa na zona mista, preferindo o foco para o dia decisivo desta sexta-feira, quando serão disputadas a natação, hipismo, esgrima bônus e o tiro e corrida, que é a prova combinada que fecha o pentatlo moderno. A disputa começa ao 12h.

Vale lembrar ainda que ainda tem Brasil no pentatlo moderno nesta quinta-feira. Na parte da tarde acontece a disputa da esgrima masculina, com a participação de Felipe Nascimento, de apenas 23 anos.