Evento-teste de marcha atlética tem abandono de atletas devido ao calor

Prova de 50km acontece sob temperatura de  37ºC  no Rio. Equatorianos dominam pódio

Claudio Flores (Equador)
Equatoriano Claudio Flores ficou com a medalha de ouro nos 50km no Rio (Foto: André Telles/CBAt)

Escrito por

Os quatro brasileiros que competiram neste domingo na prova dos 50km do Campeonato Sul-Americano de marcha atlética, disputa que valeu como evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio-2016, sofreram com a temperatura elevada na Praia do Pontal. Os termômetros registraram 37ºC e umidade relativa do ar de 41%. Os equatorianos dominaram o pódio.

Dos 18 atletas que largaram, apenas sete completaram as 25 voltas no circuito de 2 km, o mesmo que será utilizado na Olimpíada, em agosto. Todos os brasileiros ficaram pelo caminho: Rudney Nogueira, Claudio dos Santos, Leandro Clementino e Samir Sabadin.

– O clima exigiu demais e ninguém conseguiu marca expressiva. Completar a prova já pode ser considerada uma vitória – disse o equatoriano Claudio Flores, ganhador da medalha de ouro, com o tempo de 4h23m37.

O último a abandonar a prova foi Samir Cesar Sabadin, depois do km 41. Ele começou a passar mal.

– Quando acordei estava na ambulância. Me perguntaram o que sentia e eu falei que vontade de voltar a marchar. "Infelizmente não há como lutar quando o corpo não encontra forças – disse.

Claudio dos Santos, nove vezes campeão da Copa Brasil, também não completou a prova. Ele desistiu pouco depois do 22º quilômetro por "sentir" o ritmo. 

O líder do atletismo na Olimpíada do Rio, Martinho Nobre dos Santos, considerou "um sucesso" o Sul-Americano.

– A proposta foi testar o percurso e a tecnologia de prova e tudo correu muito bem. A maior aprovação veio dos atletas – afirmou Martinho, que é também superintendente técnico da Confederação Brasileira de Atletismo e gerente de Atletismo do Comitê Rio-2016.

– O evento-teste tinha de ser no circuito olímpico e tínhamos a data de fevereiro. Então sabíamos o que encontraríamos aqui. O objetivo não era performance – completou.

Martinho lembra que até os Jogos de Londres a marcha utilizava apenas circuito de 2 km, mas que o Rio inovará com circuito de 1 km para as provas de 20 km.

Os dois percursos já foram aprovados por medidores oficiais da IAAF, a Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Pódio do Sul-Americano

1-Claudio Flores (EQU) - 4h23m37
2-Rolando Pani (EQU) - 4h34m09
3-Jonnathan Cabrera (EQU) - 4h46m21

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter