Lucas Pastore
19/08/2016
17:11
Rio de Janeiro (RJ)

Com 14 medalhas de ouro nas 18 primeiras edições dos Jogos que incluíram modalidade, os Estados Unidos vão brigar pela 15ª. Nesta sexta-feira, a seleção americana masculina de basquete venceu, sem sustos, a Espanha por 82 a 76, na Arena Carioca 1, pela semifinal da Olimpíada do Rio de Janeiro e se classificou para a decisão, que acontece no domingo, no mesmo lugar, às 15h45, contra a Sèrvia.

Os Estados Unidos começaram o jogo com Kyrie Irving, Klay Thompson, Kevin Durant, Carmelo Anthony e DeAndre Jordan como titulares. Com bom início do ala do Golden State Warriors. que fez sete pontos no primeiro quarto, os americanos venceram a parcial por 26 a 17 apesar dos 12 do pivô espanhol Pau Gasol.

No segundo período, o Team USA chegou a abrir dez pontos de vantagem depois de seguidas cestas de três pontos de Thompson. Porém, a Espanha reagiu e chegou a cortar para três restando pouco mais de quatro minutos. Mesmo tomando muitas faltas técnicas contra, os europeus conseguiram continuar perto no placar até o intervalo, quando os americanos venciam por 45 a 39.

De volta para o terceiro quarto sem Nikola Mirotic, já com quatro faltas depois de levar uma das técnicas marcadas no segundo, a Espanha viu os Estados Unidos retornarem melhor e abrirem 53 a 43 faltando pouco mais de seis minutos para o fim da parcial. Respondendo rapidamente a qualquer tentativa de reação dos europeus, os americanos terminaram o período vencendo por 66 a 57.

A Espanha tentou apostar nas bolas de três pontos para tentar reduzir a diferença no quarto período, mas não obteve sucesso. Assim, os americanos mantiveram a liderança tranquilamente e venceram por 82 a 76.

Agora, os Estados Unidos vão enfrentar a Sérvia na decisão, marcada para domingo, às 15h45, na Arena Carioca 1. A disputa pelo bronze, no mesmo dia, às 11h30, será entre Espanha e Austrália. 

*Atualizada às 20h48