Bruno Fratus e Lorrane Ferreira atingem índice olímpico nos 50m livre

Atletas abriram os revezamentos 4x50m para garantirem as marcas para os Jogos Olímpicos. Leonardo de Deus já tinha garantido a marca nos 200m costas de manhã

Bruno Fratus
Bruno Fratus comemora a marca para o índice olímpico (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Escrito por

Logo no primeiro de disputa do Campeonato Brasileiro Sênior e Torneio Open de natação, nesta quarta-feira, em Palhoça (SC), três atletas atingiram o índice para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro: Leonardo de Deus, nos 200m costas, Bruno Fratus, nos 50m livre, e Lorrane Ferreira, também nos 50m livre.

Léo de Deus foi o primeiro a obter a marca para a Olimpíada, logo no início das competições, de manhã. O sul-matogrossense nadou para o tempo de 1m57s43, superando a marca de corte que tinha sido estipulada pela Federação Internacional (Fina) em quase um segundo (1m58s22).

Como bateu a marca na eliminatória, o atleta escolheu não nadar na final, que aconteceu à tarde, para evitar o desgaste. Assim, ele mira quebrar o índice em outra prova olímpica, os 200m borboleta:

Mas sem Léo de Deus nas competições da tarde, então, foi o momento para Bruno Fratus e Lorrane Ferreira brilharem. Os dois atingiram a marca olímpica no revezamento 4x50m, cada um em seu naipe. Como abriram a disputa por equipes, o tempo pode ser computado para recordes e índices.

Fratus, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Kazan (RUS) em agosto deste ano nos 50m livre, conseguiu a marca de 21s37 (o tempo necessário era de 22s27).

- Este era um número que vinha procurando, embora ainda não é o tempo que vai me deixar feliz. Fiquei devendo este tempo no Mundial, mas foi logo depois do Pan, muitas viagens Saí do hotel para fazer meu melhor, pedi para abrir o revezamento, não necessariamente para fazer este tempo, podia ser 21s40, mas foi ainda melhor - afirmou o atleta.

Lorrane Ferreira
Lorrane Ferreira também obteve o índice nos 50m livre (Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

Enquanto isso, Lorrane nadou a distância em 25s28, cravando assim o índice para a Olimpíada.

- Estava pensando em atingir o índice agora, pois no Maria Lenk já tinha feito um tempo até melhor do que este. Estou feliz mas sei que preciso melhorar para garantir minha vaga - declarou a nadadora.

As competições em Palhoça seguem até sábado. Além da disputa em Santa Catarina, os nadadores brasileiros vão ter a oportunidade de disputar uma outra seletiva para os Jogos Olímpicos: o Brasileiro Absoluto/Troféu Maria Lenk.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter