Atletas de Canoagem da Romênia e Belarus são suspensos do Rio 2016

Por doping, equipes não vão poder participar dos jogos e estão suspensos por um ano


Escrito por

A poucos dias dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Canoagem (FIC) suspendeu as equipes da Romênia e Belarus por doping. Desta forma, os canoístas estão impedidos de vir ao Brasil para participar dos jogos e de competir qualquer competição internacional por um ano.

- Essa é uma mensagem clara de que a FIC tem tolerância zero com trapaça e fará tudo que é possível para removê-la do nosso esporte. Estou desapontado que chegamos a este ponto, mas tenho certeza de que essa ação reforçará que apoiamos a competição limpa e nada mais será tolerado - comentou o presidente José Perurena.

De acordo com a FIC, na maioria dos casos de doping na equipe romena há evidências de doping sistêmico, relacionados ao uso do meldonium, uma substância proibida desde o final do ano passado.

Pelo mesmo período de um ano, a Belarus também foi punida. Segundo a entidade internacional, cinco atletas foram considerados culpados por violação da legislação antidoping. Além disso, também há evidência do uso de substâncias proibidas nos períodos de treinamento.

A FIC tem até esta segunda-feira para preencher as vagas deixadas pelos atletas punidos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter