Diego Hypólito participou do evento de lançamento, mas não achou a irmã Daniele (Foto: Igor Siqueira)

Diego Hypólito participou do evento de lançamento, mas não achou a irmã Daniele (Foto: Igor Siqueira)

Igor Siqueira
25/05/2016
14:15
Rio de Janeiro (RJ)

O Comitê Rio-2016 e a Panini lançaram nesta quarta-feira o álbum de figurinhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano. A publicação tem Marta, Anderson Varejão e o nadador Daniel Dias como destaques principais, ocupando o espaço nobre da capa.

São 60 páginas, com 374 figurinhas, trazendo informações de diversas modalidades e itens históricos dos Jogos. Mas uma das curiosidades é a ausência de dois campeões mundiais da maratona aquática, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, que são favoritos ao ouro olímpico nas águas cariocas, além da ginasta Daniele Hypólito - que no último final de semana foi ouro em três aparelhos da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de ginástica.

- A seleção dos atletas é feita pela Panini. Estamos há um ano trabalhando no álbum. O critério inicial foi a quantidade de figurinhas. Tivemos que fazer a seleção e negociar atleta por atleta. Muitos receberam com alegria a possibilidade de participar. Outros declinaram, é uma decisão de cada um, porque eles têm que ceder os direitos de imagem. A Panini fez uma lista que entendeu ser interessante, com representatividade - explicou José Eduardo Martins, presidente da Panini.

No entanto, em relação à Ana Marcela, segundo explicou o estafe da nadadora, inicialmente a campeã mundial não foi procurada. Houve, na reta final de fechamento do álbum, uma procura por parte da Panini, mas não houve mais ambiente para negócio. A única figurinha da maratona aquática é de Poliana Okimoto.

Sobre a ausência de Daniele Hypólito, o mais curioso foi a reação do irmão e também ginasta Diego Hypólito. Ele participou do evento de inauguração e fez muita festa quando encontrou a própria figurinha. Mas não escondeu a decepção por não encontrar a irmã.

- Não sei o que aconteceu - lamentou.

NEYMAR TEM

Deu tempo incluir a figurinha de Neymar, com direito a escudo da CBF no uniforme, apesar de o emblema da entidade não poder aparecer na camisa que será usada nos Jogos Olímpicos, sendo substituído pela bandeira brasileira.

- Foi uma aposta da Panini. Neymar está nos álbuns da Copa América e dos Jogos Olímpicos. Esperávamos que ele fosse às duas competições. É uma definição que nós temos que fazer. Não podemos ir à CBF para perguntar a escalação antes do Dunga decidir. Usamos os atletas que foram convocados mais vezes. Na Copa América, erramos nove. Mas ele (Dunga) mexeu muito, convocou o time para treinar para a Olimpíada - completou o presidente da Panini.

O álbum dos Jogos Rio-2016 chega às bancas no dia 3 de junho e vai custar R$ 6,90. Cada pacote com cinco figurinhas será vendido a R$ 1,25.