óscar tabárez coletiva (Foto: Vladimir Rodas/AFP)

Com mais uma baixa na defesa, Tabárez chama o veterano Victorino para os jogos da Celeste contra Brasil e Peru, pelas Eliminatórias  (Foto: Leonardo Carreño/ El Observador)

RADAR/LANCE!
19/03/2016
15:13
Manitevidéu (URU)

Assim como ocorreu com Dunga na Seleção Brasileira - que precisou cortar o atacante Firmino por lesão e chamar o benfiquista Jonas - o técnico do Uruguai Oscar Tabárez também teve uma baixa neste sábado: o zagueiro Emiliano Velázquez sofreu lesão muscular na coxa esquerda no empate em 1 a 1 do Getafe com o Eibar (pelo Campeonato Espanhol, na sexta-feira) e não jogará as partidas pelas Eliminatórias contra Brasil e Peru.  Para o seu lugar, Tabárez chamou um velho conhecido dos brasileiros: Maurício Victorino, ex-Cruzeiro e Palmeiras e que atualmente defende o Nacional de Montevidéu.

Victorino foi titular da Celeste na Copa de 2010 e acumulou muito sucesso pelo Nacional-URU e Universidad de Chile na temporada passada. Acabou contratado pelo Cruzeiro em 2011, mas viveu série de lesões (musculares, no tendão de Aquiles) tanto na Raposa como, depois, no Palmeiras, encerrando em 2014, de forma apagada, a sua passagem pelo futebol brasileiro. Nesse período, perdeu o espaço na sua seleção. Prova disso é que desde 16 de outubro de 2012, quando a Celeste foi goleada pela Bolívia por 4 a 1, que ele não era chamado.

Velázquez não foi o único zagueiro uruguaio cortado neste semana. Godín, titular de Tabárez, autor de três gols nas Eliminatórias e um dos ídolos do Atlético de Madrid, se machucou na coxa esquerda durante a partida de seu time contra o PSV, pela Liga dos Campeões, na terça-feira e foi desconvocado.
Com a entrada de Victorino, estes são os 25 convocados do Uruguai:

Goleiros
Muslera (Galatasaray-TUR)
Martín Silva (Vasco)
Campaña (Independiente-ARG)

Defensores
Maximiliano Pereira (Porto-POR)
Mauricio Victorino (Nacional-URU)
Giménez (Atlético de Madrid -ESP)
Coates (Sporting-POR)
Gastón Silva (Torino-ITA)
Guillermo Varela (Manchester United-ING)
Álvaro Pereira (Getafe-ESP)
Jorge Fucile (Nacional-URU)

Volantes
De Arrascaeta (Cruzeiro)
Corujo (Universidad de Chile)
Lodeiro (Boca Juniors-ARG)
Álvaro González (Atlas-MEX)
Carlos Sánchez (Monterrey-MEX)
Egidio Arévalo Ríos (Atlas-MEX)
Matias Vecino (Fiorentina-ITA)
Diego Laxalt (Genoa-ITA)
Cristian Rodríguez (Independiente-ARG)

Atacantes
Luis Suárez (Barcelona-ESP)
Edinson Cavani (PSG-FRA)
Diego Rolan (Bordeaux-FRA)
Abel Hernández (Hull City-ING)
Stuani (Middlesbrough-ING)