HOME - Real Madrid x Barcelona - Campeonato Espanhol - Suárez e Neymar (Foto: Javier Soriano/AFP)

Suárez e Neymar deram conta do recado no Barcelona sem o argentino Messi (Foto: Javier Soriano/AFP)

Rodrigo Cerqueira
21/11/2015
18:16
Rio de Janeiro (RJ)

O dia 26 de setembro marcou uma série de dúvidas para a torcida do Barcelona. Em um jogo contra o Las Palmas, pelo Campeonato Espanhol, Messi sofreu uma lesão no joelho esquerdo lorgo aos três minutos de jogo e foi levado para fazer exames. Lesão constatada, e o craque ficaria pelo menos dois meses sem jogar. E como seria o comportamento do clube catalão sem seu principal astro, um dos maiores da história. Amigos, diria que foi perfeito até. Graças a dupla formada por Neymar e Suárez. Calma, isso não quer dizer que chegou o fim da era Messi, apenas que o time sobrevive sem ele com o atual elenco.

Para se ter uma ideia do que o Barcelona sem Messi é capaz, Neymar é o artilheiro do Campeonato Espanhol com 12 gols, seguido de perto por Suárez que tem 11. O craque brasileiro ainda é o líder de assistências na competição, com cinco. Neste sábado, na goleada por 4 a 0 sobre o Real Madrid, aprontou das suas. Fez um gol e deu um passe de letra para Iniesta fazer um golaço. E Suárez? Bem, ele marcou dois! Messi voltou a jogar, entrou no segundo tempo, mas sua presença em campo nem foi tão notada tamanha já era o superioridade catalã, que lidera a competição com 30 pontos, seis a mais do que o Real.

Na Liga dos Campeões, o cenário também é favorável. Com 10 pontos, o Barça lidera o Grupo E e está com a vaga quase confirmada nas oitavas de final da Champions League. Substituto "natural" de Messi, o jovem Sergi Roberto não vem decepcionando. Claro, não tem o mesmo protagonismo de Neymar e Suárez, mas participa intensamente das partidas e faz ótimas jogadas. Deu belo passe para Suárez abrir o placar contra o Real.


Sem Messi, Luis Enrique soube explorar o que seus principais jogadores têm de melhor. Iniesta segue como o cérebro no meio-campo. Busquets tem saído mais para o jogo, Rakitic segue com boa regularidade. E Messi e Suárez infernizam a vida dos defensores. O brasileiro atua mais pelo lado esquerdo, mas também aparece bem pelo meio para fazer tabelas e finalizar.

Suárez se movimenta muito, cai pelos lados e abre espaços na área. Tem uma finalização excelente, e também conseguiu o tempo certo de tabelas e jogadas com Neymar. Com todo esse repertório, basta esperar pelo pleno retorno de Messi e ver do que o Barcelona é capaz. Atual campeão espanhol, da Copa do Rei e da Champions League, o time catalão tem tudo para repetir o feito. E quem segura o Barcelona? Como ou sem Messi...