Fla no Facebook: transmissão bate recorde de audiência, mas é criticada
Dupla goleada: no Maracanã, Rubro-Negro venceu San José-BOL por 6 a 1. Na rede social, mais de 1 milhão de acessos simultâneos e recorde absoluto da plataforma no Brasil
A vitória do Flamengo sobre o San José-BOL por 6 a 1, nesta quinta-feira, pela Copa Libertadores, foi a primeira da história do Rubro-Negro a ser transmitida com exclusividade no Facebook. E a goleada não ficou só no campo: a partida ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores simultâneos e bateu o recorde da plataforma no Brasil, superando PSG x Manchester United, pela Liga dos Campeões, que teve pico de 865.648 visualizações.
Apesar do sucesso de audiência, a transmissão do confronto entre brasileiros e bolivianos recebeu críticas. Durante a partida, a conta oficial do LANCE! no Twitter pediu a opinião dos torcedores, que em sua maioria, desaprovaram a qualidade do serviço. Mesmo aqueles que aprovam a ideia do "streaming" de jogos na rede social sugeriram que a novidade precisa melhorar.
A ideia é muito boa. Só que a internet brasileira é bem ruim né. Então a qualidade de imagem fica ruim, trava bastante.
— Aline Rolim (@Alineras_) 12 de abril de 2019
Tem MUUUITO que melhorar
— Negro (@LOliveira93) 12 de abril de 2019
Depender de internet no Brasil pra ver jogo é surreal. Ainda mais se falando de uma torcida como o Flamengo
— http://eduardomeirelles (@dudu_meirelles) 12 de abril de 2019
Assistir a jogos da Libertadores no Facebook deve se tornar um hábito para os torcedores nos próximos anos. Isso porque a empresa, comandada por Mark Zuckenberg, adquiriu os direitos do maior torneio de clubes da América do Sul até 2022. A rede social, que será responsável por transmitir os jogos da competição com exclusividade nas quintas-feiras, já teve jogos de Cruzeiro e Grêmio nesta edição do torneio continental.
Em matéria especial, o LANCE! abordou os impactos e os desafios das transmissões de jogos no Facebook em meio ao cenário Brasileiro. O principal elogio à plataforma é unânime: a gratuidade, permitindo um acesso democrático para o público. No entanto, o afastamento de uma parcela da população do futebol e os prejuízos de bares e restaurantes, que ainda procuram soluções para exibir os jogos via internet, lideram os pontos negativos.