Cristiano Ronaldo - Portugal x Islandia

Cristiano Ronaldo é craque. Mas a sua média de acerto em cobranças de falta com a camisa de Portugal o coloca como um perna de pau (Foto: Francisco Leong / AFP)

CARLOS ALBERTO VIEIRA
17/06/2016
13:54
Paris (FRA)

A pergunta mais curiosa da entrevista coletiva do treinador Fernando Santos nesta sexta-feira no Parc des Princes, em Paris,  foi se ele manteria Cristiano Ronaldo como cobrador de faltas da Seleção de Portugal ou se daria uma chance para Raphael Guerreiro, que tem bom retrospecto. O treinador português sorriu, ficou meio sem jeito e desconversou.

- Não vou abrir o jogo para o treinador austríaco se o Raphael bate alguma falta aqui ou ali. Só responderia isso se eu soubesse quem cobrará a falta do lado dos meus rivais - disse.

A pergunta ocorreu por causa da divulgação de uma pesquisa da OPTA Sports, maior empresa que trabalha com divulgação de dados esportivos, publicada pela revista inglesa Four-Four-Two: Cristiano Ronaldo tem a pior média entre os cobradores de falta, considerando jogadores europeus em todas Copas do Mundo e Eurocopas realizadas desde 1978. Em 34 tentativas, CR7 não fez um gol sequer.

A entrevista também repercutiu na Espanha, pois no Real Madrid o português tenta quase todas as vezes, não deixando espaço para o galês Gareth Bale, que nesta Eurocopa já marcou de falta para o País de Gales.

A lista dos cobradores menos eficazes
1º - Cristiano Ronaldo (POR) - 34 cobranças e nenhum gol.
2º - Gheorghe Hagi (ROM) - 27 cobranças e nenhum gol
3º Michel Platini (FRA) -  25 cobranças e 2 gols
4º Ronald Koeman (HOL) - 22 cobranças e nenhum gol.
5º Zidane (FRA) - 21 cobranças, 1 gol