LANCE!
05/08/2016
08:40
São Paulo (SP) 

A rodada do meio de semana do Brasileirão provocou troca de líderes e encerrou um jejum de dez anos. O Santos empatou com o Flamengo e assumiu a liderança graças a uma grande combinação de resultados. Com isso, o Peixe assume a ponta pela primeira vez desde 2006, quando o fez após a quinta rodada. A condição, porém, vem apenas no saldo de gols. O Peixe tem o mesmo número de pontos que os rivais paulistas Palmeiras e Corinthians (33), mas apresenta 16 gols de saldo, contra 14 do Verdão e 13 do Corinthians. 

A disputa pelos primeiros lugares não está embolada apenas com o trio. A diferença de pontos entre o líder e o sétimo colocado Atlético-PR é de somente três pontos. Nesse meio ainda aparecem o Grêmio (32), Atlético-MG (32) e Flamengo (31). O equilíbrio mais uma vez foi visto nos jogos. Os dois confrontos diretos entre equipes dessa parte da tabela refletiram isso. O Furacão derrotou o Corinthians por 2 a 0, em Curitiba, e impediu que a equipe abrisse vantagem. Em Cuiabá, o Santos, que também poderia ganhar alguma gordura, não saiu do zero com o Flamengo. Palmeiras e Grêmio foram outros que empataram.

Para o Verdão não foi um drama, pois o resultado foi fora de casa, contra a Chapecoense, e a equipe vinha de duas derrotas em sequência. Já para o Tricolor gaúcho a igualdade com o Santa Cruz foi péssima. O time já vinha de igualdade com o lanterna América, deixando assim escapar a chance de liderar. Tudo isso favoreceu o Galo, que emendou a terceira vitória seguida ao passar pelo São Paulo, na despedida de Bauza, e apertou os líderes. 

A Ponte Preta, que vem na sequência, venceu o Botafogo e fez o clube carioca voltar a se preocupar com a zona do rebaixamento. Especialmente porque o Cruzeiro deu sinal de que com Mano Menezes deve reagir. A Raposa venceu o Inter por 4 a 2, com três gols de Rafael Sóbis, e está a apenas dois pontos dos primeiros times fora da degola. O Colorado, aliás, deve começar a se preocupar após o décimo jogo seguido sem vitória. O time tem apenas três pontos a mais. 

Vale lembrar que a rodada teve nove partidas. Fluminense x Figueirense foi adiado para o dia 3 de setembro por conta dos Jogos Olímpicos. O campeão simbólico do primeiro turno, time que levará o troféu Osmar Santos, oferecido pelo LANCE!, será definido no fim de semana. E como os primeiros colocados estão separados apenas pelo saldo de gols, o desfecho ocorrerá somente na segunda, quando o Corinthians recebe o Cruzeiro no Pacaembu.