Vôlei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil vence a Rússia e termina 1ª semana da Liga das Nações em 5º

Seleção Feminina de vôlei embarca nesta sexta para a Holanda, sede da segunda semana da competição

Comemoração brasileira em Brasília (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
Escrito por

A Seleção Feminina de Vôlei se redimiu da derrota sofrida para a República Dominicana na última quarta-feira, por 3 sets a 1 e, com uma atuação convincente, derrotou a Rússia por 3 a 0 - parciais de 25-15, 25-17 e 25-13 -, na noite desta quinta, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), no encerramento da primeira semana da fase classificatória da Liga das Nações Feminina 2019.

Antes, na partida que abriu a rodada, a China bateu a República Dominicana por 3 sets a 1 - parciais de 16-25, 25-23, 25-23 e 25-23.

O Brasil segue nesta sexta-feira para a Holanda, onde enfrenta a Holanda, terça-feira, às 14h30 (horário de Brasília), a Polônia, na quarta, às 11h30 e a Bulgária, quinta, às 14h30, na cidade de Apeldoorn.

Classificação
Com o resultado, o Brasil encerra a primeira semana na quinta colocação, com 6 pontos atrás de Turquia (9), Estados Unidos (9), Itália (8) e Polônia (7).Contra uma Rússia muito jovem e inexperiente, sem as suas principais jogadoras, o Brasil não teve nenhuma dificuldade para impor o jogo veloz e bem distribuído ofensivamente.

Ao contrário do que aconteceu contra as dominicanas, fundamentos como ataque e bloqueio funcionaram e a partida não ficou tão concentrada na ponteira Gabi, como ocorreu no confronto anterior.A oposta Paula Borgo foi a maior pontuadora do jogo, com 17 pontos.

Outros destaques do Brasil foram Gabi e  Mara, ambas com 9 (5 de ataque e 4 de bloqueio), Amanda 7, Bia 5, Tainara 2, Macris e Roberta, 1 cada uma. 

Paula Borgo comemorou a vitória e a boa atuação: "Fomos mais agressiva no saque e no ataque. Ontem (contra as dominicanas) infelizmente algumas coisas não deram certo, mas é assim, um jogo depois de outro. Viemos diferentes, com espírito diferente", disse. "Serão jogos difíceis na próxima fase, mas estamos preparadas", completou a oposta. 

Os erros fizeram a diferença. As europeias cederam 24 pontos em falhas para o Brasil, que errou 9 vezes. O time do técnico José Roberto Guimarães marcou 14 pontos em bloqueio contra 5 das rivais. Kurilo foi a maio pontuadora russa, com 12 pontos.

O técnico José Roberto fez uma análise da partida. "Acho que a atitude, a postura, a conduta do nosso time foi diferente de ontem. A República Dominicana entrou para o tudo ou nada, é uma rivalidade grande, antiga. Esse time delas evoluiu demais. Esse volume que elas estão jogando, a força que elas estão atacante, a qualidade técnica melhorou. Hoje foi diferente. Nosso saque foi melhor, bloqueio, defesa. Hoje a gente não sobrecarregou a Gabi e ela pode ficar mais tranquila cuidando da defesa e do passe. A Gabi recebeu 58 bolas é muito. O jogo tem de ser assim, distribuído. Mas a gente ainda tem de evoluir. A gente ainda está atrás", disse o treinador. 

Zé Roberto falou também da atuação da jovem ponteira Julia Bergmann, de 18 anos, que entrou contra a República Dominicana, errou dois passes e não conseguiu fazer uma boa partida. "Fiquei triste, porque o que ela vem treinando, não era para ter acontecido isso. A culpa foi minha. Eu não pus ela hoje, quase ela entrou, mas acabou não dando. É uma jogadora que não tem a experiência de uma Superliga, como Tainara, por exemplo. Mas ainda vai crescer muito. A Lorenne também entrou bem, a Mayany atacou uma bola de 25 a 24 no outro jogo, mostrando personalidade", disse Zé Roberto. 

"Esse time tem muito a percorrer. Estamos com falha no bloqueio, na defesa, nosso saque tem de se mais potente. Os saques foram uma média de 66 km/hora, tem de ser pelo menos 70 km/hora", continuou o treinador. 

Próximos passos

Depois dos jogos na Holanda, na sequência, pela terceira semana da Liga das Nações, as brasileiras terão como sede a cidade de Lincoln, nos Estados Unidos. Entre os dias 4 e 6 de junho, o Brasil duelará contra Alemanha, Coréia do Sul e Estados Unidos.Na quarta semana entre os dias 11 e 13 de junho, o time brasileiro estará em Tóquio, no Japão, e terá pela frente as donas da casa, a Tailândia e a Sérvia.

A quinta e última semana da fase classificatória acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho em Ancara, na Turquia, e o Brasil mediará forças com a Turquia, a Itália e a Bélgica.A fase final que reunirá a China, país sede, e as cinco seleções mais bem classificadas ao final da fase classificatória será disputada em Nanquim, na China, entre os dias 3 e 7 de julho.

Brasil: Macris, Paula Borgo, Gabi, Amanda, Bia, Mara e Leia (líbero). Entraram: Roberta, Lorenne, Tainara, Lara, Mayany

Técnico: José Roberto Guimarães

Rússia: Romanova, Khaletskaia, Iurinskaia, Kurilo, Lazarenko, Khaletskaia e Kurunosova (líbero). Entraram: Kurnosova, Kuznetsova, Chilkrizova, Vorobyeva, Matveeva

Técnico: Alexander Krasilnikov