menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Torcedor do Fluminense, Oscar Niemeyer morre aos 104 anos no Rio

Niemeyer e Márcio Braga (Foto: Divulgação)
imagem cameraNiemeyer e Márcio Braga (Foto: Divulgação)
Dia 28/10/2015
05:23

  • Matéria
  • Mais Notícias

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 desta quarta-feira no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, aos 104 anos. Internado há mais de um mês, ele teve piora nos últimos dias e não resistiu a uma infecção respiratória. Torcedor do Fluminense e um dos inspiradores do projeto do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, ele faria 105 anos no próximo dia 15.

Niemeyer chegou a jogar no time juvenil do Fluminense e estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio. Formou-se em 1934. Trabalhou com Le Corbusier na criação do prédio do Ministério da Educação, no Rio. Em 1940, fez o seu primeiro grande projeto: o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte.

O renomado arquiteto brasileiro também projetou Brasília, o Ibirapuera e o edifício Copan (São Paulo) e várias edificações premiadas. Ganhou o mais importante prêmio da arquitetura, o Pritzker, em 1988.

O arquiteto também colaborou com o LANCE! criando a capa da edição especial número 1 da revista FUT!, em 2008.  Foi um esboço de um projeto que ele criou para o Museu Pelé.

– Liguei a figura dele à bola – disse Niemeyer.

Veja as homenagens que Niemeyer recebeu do esporte

FLAMENGO HOMENAGEOU CENTENÁRIO DE NIEMEYER

Quando completou cem anos de idade, Oscar Niemeyer foi homenageado pelo Flamengo. Márcio Braga, presidente do clube na época, presenteou o arquiteto com uma camisa rubro-negra com o número 100 nas costas.




  • Matéria
  • Mais Notícias