Saiba como são punidos os clubes que escalam atletas irregulares
- Matéria
- Mais Notícias
Em campeonatos de outros países o castigo mais comum pela suspensão por escalação irregular de um jogador é a perda dos pontos obtidos na partida em questão, caso da Itália e de Portugal, ou então a dedução automática de três pontos, como ocorre na Inglaterra e na Espanha.
O LANCE!Net pesquisou os códigos disciplinares de cinco das principais ligas estrangeiras do mundo. Apenas na Argentina a punição é semelhante à brasileira. Os hermanos utilizam o castigo da perda de três pontos, além dos pontos que foram conquistados na partida cujo atleta irregular foi escalado. Assim, uma equipe pode ser punida de três a seis pontos.
E MAIS:
Portuguesa muda discurso e tenta incriminar Fluminense
Jurídico do Fla: 'André Santos tinha totais condições de jogo'
Na Europa um sistema parecido chegou a ser usado na Inglaterra antes da pontuação por vitória passar de dois para três pontos. Na época o clube era punido em quatro pontos, no sistema de dois mais dois. Atualmente o clube que escala um jogador irregular perde automaticamente três pontos por cada jogo que o atleta entrou em campo.
A perda de três pontos por jogo também é aplicada na Espanha. Já em Portugal e na Itália o clube perde apenas os pontos obtidos na partida cujo jogador irregular foi escalado.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias