Pinheiros aproveita ‘folga’ no NBB para se recuperar
- Matéria
- Mais Notícias
Depois de disputar 63 jogos oficiais na temporada 2011/2012, o Pinheiros/SKY aproveitará o período de folga no NBB para fazer trabalhos de recuperação física com os jogadores.
A equipe ficou em segundo lugar na fase classificatória e só volta para as quadras a partir de 28 de abril, quando se iniciam os jogos das quartas de final. A equipe pinheirense aguarda o vencedor do confronto entre Bauru e Liga Sorocabana.
Em entrevista ao LANCENET!, os preparadores físicos da equipe, Murilo e Gustavo Drago, falaram sobre alguns detalhes dessas atividades de recuperação e também comentaram sobre o calendário atual das equipes brasileiras de basquete.
BATE-BOLA, Murilo e Gustavo Drago, ao LANCENET!
Qual é o tipo de trabalho feito para recuperar os atletas desse desgaste físico típico dos finais de temporada?
Murilo: Primeiro e mais importante de tudo é o planejamento e controle de todas as ações que dizem respeito ao período de treinamento e atividades competitivas da equipe, onde temos a possibilidade de controlar cargas de treino e jogos da equipe, sendo elas em volume e intensidade, assim, temos a possibilidade de entender quais atletas necessitam de um maior tempo de recuperação e quais necessitam de aumento de volume e intensidade de treino.
Gustavo: Quanto às ferramentas que utilizamos como apoio para recuperação dos atletas, seja em treino ou jogos, são através de treinos regenerativos, crioterapia (conjunto de técnicas e procedimentos fisioterápicos no qual se usa baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo), massagens de gelo, suplementação nutricional planejada com antecedência junto ao fisiologista, trabalho preventivo junto ao fisioterapeuta.
Quais trabalhos vocês pretendem fazer durante a disputa das oitavas de final, fase em que o Pinheiros/SKY não estará envolvido?
M: Na verdade, o trabalho vem sendo planejado e desenvolvido desde o início da pré-temporada, com a escolha de um modelo de periodização que seja condizente a demanda de jogos e diferentes competições, assim, realizando os ajustes necessários para cada necessidade que apresente no decorrer do período competitivo.
G: Nesta fase, onde teremos um período sem jogos, junto à comissão técnica, detectamos alguns pontos que deverão ser trabalhados, para conseguirmos terminar a temporada da melhor forma possível. Sendo eles: resgatar a condição física dos atletas, recuperar e tratar atletas com algum tipo de lesão que possa influenciar na condição física e no decorrer da competição.
Na opinião de vocês, o que poderia ser feito para tornar a temporada menos desgastante?
M: Vemos no calendário algumas falhas, onde existem semanas que tivemos três jogos e semanas sem nenhum jogo, isso poderia ser ajustado para termos de fato um balanço coerente aos números de jogos semanais.
G: Outro ponto que pode ser melhorado são as mudanças de última hora nos torneios, isso afeta diretamente no planejamento da equipe.
- Matéria
- Mais Notícias