menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Palmeiras aposta em contratações do Sul do país e mantém incertezas

Dia 27/10/2015
21:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nos últimos anos, o Palmeiras tem recorrido ao mercado no Sul do país para trazer jogadores. O mais recente caso é a contratação do meia Tiago Real, de 23 anos, que estava disputando a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Jonville. Mas esta não é a única contratação quee chega sob olhares desconfiados no Verdão.

De 16 atletas contratados, apenas metade deles vingaram. Pedro Carmona é um exemplo de reforço que não deu certo. Na época, o Verdão travou uma briga judicial com o Criciúma - seu antigo clube - para poder contratá-lo, já que havia feito todas as tratativas com o São José-RS, dono dos direitos econômicos do jogador. Em menos de um ano, ele deixou o clube pelas portas do fundo e fechou com o São Caetano.

O mesmo aconteceu com Jorge Preá. O atacante foi uma indicação do próprio gerente de futebol César Sampaio, que depois admitiu que ele era uma promessa que acabou não vingando. Hoje, ele está no Grêmio Barueri.

Entretanto, nem todos os negócios com clubes do Sul foram ruins. No atual elenco, há três jogadores que vieram de lá: o lateral-esquerdo Juninho (Figueirense) e os zagueiros Henrique e Maurício Ramos (ambos do Coritiba). Hoje, os três são titulares absolutos no time de Luiz Felipe Scolari.

Além deles, houve outros reforços que conseguiram se destacar no Verdão. Alguns, os palmeirenses sentem até falta, como é o caso de Cleiton Xavier, contratado na época do Figueirense. O meia foi garçom do time e se destacou ao marcar cinco gols nos cinco primeiros jogos. Na Libertadores em 2009, fez um gol heróico nas oitavas de final contra o Colo Colo. Não demorou e chamou a atenção de clubes estrangeiros, sendo negociado em 2010 com o Metalist (UCR).

Um dos ídolos da história recente do Palmeiras, Alex é um daqueles que vingaram. Chegou ao clube em 1997, depois de se destacar no Coritiba e colecionou títulos importantes no Verdão, como a da Copa Libertadores em 1999. O Verdão já manifestou desejo em repatriá-lo para o ano que vem.

Antes de viabilizar a contratação de Tiago Real, Palmeiras ainda tentou contratações do lateral-direito Eduardo, do Joinville, e de Cleber Santana, emprestado pelo São Paulo ao Avaí. No entanto, os clubes não liberaram os atletas e o Verdão não conseguiu viabilizar o negócio.

Os que deram certo:

Lateral-esquerdo Juninho - Estava no Figueirense
Zagueiro Henrique - Veio do Coritiba em 2008 e fez parte do elenco campeão paulista. Esta é sua segunda passagem pelo clube.
Zagueiro Maurício Ramos - Veio do Coritiba e está no Verdão desde 2009
Zagueiro Danilo - Estava no Atlético -PR chegou ao Palmeiras em 2009. Em 2011, foi negociado com a Udinese (ITA).
Meia Cleiton Xavier - Obteve destaque no futebol por sua passagem pelo Figueirense e, em seguida, se transferiu para o Palmeiras, onde fez cinco jogos em cinco primeiros jogos. Fez o gol da classificação dramática em 2009, na Libertadores, contra o Colo Colo. Em 2010, se transferiu para o Metalist (UCR) e neste ano visitou o Palmeiras e disse que voltaria a jogar no Brasil.
Zagueiro Gustavo - chegou após a chegada de Caio Jr, que treinava o Paraná, clube pelo qual atuava. Depois de amargar o banco com Luxemburgo, ele se transferiu para o Cruzeiro em 2009.
Lateral Elder Granja - Não renovou com o Internacional e se transferiu para o Palmeiras, foi campeão paulista em 2008 e, em 2009, acertou sua ida para o Atlético-MG.
Atacante Alex Mineiro - Depois de ter sido um dos artilheiros do Atlético-PR, o atacante chegou ao Palmeiras e foi artilheiro do Paulistão com 15 gols e marcou 37 gols na temporada. Em dezembro de 2008, não renovou contrato com o Verdão e foi para o Grêmio.

Os que não deram certo:

Lateral-esquerdo Gerley - veio do Caxias em 2011 e recentemente foi rebaixado para o sub-23 do Bahia.
Meia Ivo - Veio do Juventude em 2010 e depois jogou na Portuguesa
Volante Rivaldo - Veio do Avai em 2010, foi emprestado para o Palmeiras no mesmo ano. Hoje, está no Sport.
Atacante Jorge Preá - Foi artilheiro da segunda divisão gaúcha. Chegou ao Palmeiras com um contrato de risco.
Zagueiro Léo - Chegou ao Palmeiras depois de uma passagem pelo Grêmio e em 2010 foi trocado por Leandro Amaro, do Cruzeiro.
Zagueiro Jeci - Veio do Coritiba, mas após diversas falhas retornou o Coxa. Hoje, joga no futebol japonês.
Atacante Rodrigão - Chegou aos Palmeiras em 2007 após ter boa passagem pelo Atlético-PR, permaneceu por seis meses e depois retornou ao Furação. Hoje, joga no Independente de Limeira.
Meia Pedro Carmona - Palmeiras brigou com o Criciúma para contratá-lo ao tratar diretamente com o São José-RS, dono dos direitos econômicos do jogador. Em menos de um ano, ele deixou o clube e foi para o São Caetano.

  • Matéria
  • Mais Notícias