LNET! Explica: Entenda a origem do apelido Rei do Baião de Luiz Gonzaga

- Matéria
- Mais Notícias
Convocado pela primeira vez pelo técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira que fará o segundo jogo do Superclássico das Américas no dia 21 de novembro, em La Bombonera, Buenos Aires (ARG), o zagueiro santista Durval comemorou relembrando sua origem nordestina e a luta para vencer na vida. Como símbolo dessa trajetória, ele citou o músico Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nordestino como ele.
Até os anos 1940, a música brasileira era dominada pelo samba, pelas marchinhas e pelo choro, produtos do centro cultural do país na época, o Rio de Janeiro. Foi então que surgiu um sanfoneiro pernambucano de nome Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989) apresentando uma grande variedade de novos ritmos e sons oriundos do Nordeste, como xotes, xamegos, toadas, cocos, xaxados e maracatu. Todos eles ilustrando as agruras da vida nordestina.
Mas foi com o baião que ele deu novo rumo à Música Popular Brasileira (MPB), conquistando fãs Brasil afora com o novo ritmo dançante, marcado pelo trio de instrumentos formado por sanfona, zabumba e triângulo. Segundo o folclorista potiguar Câmara Cascudo, baião teria relação com os termos "baiano" e "rojão". Rojão seria o trecho musical executado pelas violas no intervalo dos desafios da cantoria nordestina.
Em depoimento ao pesquisador Miguel Angelo de Azevedo, reproduzido no livro "Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga", de Dominique Dreyfus (Editora 34, 1996), o compositor cearense Humberto Cavalcanti Teixeira, parceiro de Luiz Gonzaga na época, garantiu que Gonzaga planejou meticulosamente o lançamento nacional do baião, junto com os outros gêneros nordestinos.
Foi após compor as músicas "Baião", "Asa Branca", "Juazeiro", "Paraíba", "Qui nem Giló", "Respeita Januário", "Sabiá", "Vem Morena", "Baião de Dois", "Imbalança", "Noites brasileiras", entre outras, que Luiz Gonzaga teve reconhecido o seu valor musical. Por isso, passou a ser conhecido como o Rei do Baião.
Foi seguindo os seus dedilhados na sanfona que muitos destaques a MPB se formaram como músicos, como Milton Nascimento, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias