Flamengo vence o Real Potosí e passa à fase de grupos da Libertadores

- Matéria
- Mais Notícias
Foi dramático, mas o Flamengo conseguiu a vitória de 2 a 0 sobre o Real Potosí, na noite desta quarta-feira, pelo jogo de volta da primeira fase da Libertadores e conseguiu se classificar para a fase de grupos da competição sul-americana, na partida que pode ter sido a última de Vanderlei Luxemburgo no comando do clube.
Os gols da classificação foram marcados por Léo Moura e Ronaldinho. Agora, o Rubro-Negro fica no Grupo 2 com Lanús (ARG), Emelec (EQU) e Olimpia (PAR).
PRESSÃO E GOL DE LÉO MOURA
A pressão e persistência do acabaram dando certo para o Flamengo no primeiro tempo. Foram diversas chances criadas pelo time do técnico Vanderlei Luxemburgo. O Real Potosí, que venceu o jogo de ida, veio com a clara proposta de ficar retrancado e sair no contra-ataque. Com bom toque de bola, o time carioca não deu chances para os bolivianos.
Veja os gols da vitória do Flamengo
O Rubro-Negro começou o jogo a todo vapor. A posse de bola e os passes certos foram os principais aliados. A primeira chance foi criada aos dez minutos. Mesmo de costas, Ronaldinho viu Léo Moura penetrando na defesa do Potosí e lançou. O lateral chutou cruzado, mas Deivid chegou atrasado. Logo em seguida, Léo Moura arrancou pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para a cabeçada de Ronaldinho sobre o gol.
FOTOS:
> As imagens de Flamengo 2 x 0 Real Potosí
A tônica do jogo continuou sendo essa. O Flamengo partindo para cima e o Real Potosí fazendo de tudo para dificultar a troca de passes. Sem espaço para tocar, Renato arriscou chute forte aos 15 minutos e a bola passou muito perto do gol. Muito recuado, o time boliviano só teve um boa chance para abrir o placar. Em lance confuso aos 21 minutos, o juiz deu falta de Léo Moura na entrada da área. Yecerotte cobrou sem direção para alívio dos torcedores rubro-negros.
A partir daí, o time do Flamengo diminuiu o ritmo e começou a ter dificuldades em penetrar na defesa do Real Potosí. Os jogadores começaram a errar passes excessivamente. Novamente Renato foi obrigado a arriscar de longe e a bola passou perigosamente à esquerda do gol de Lapczyk. Pressionado, o Fla conseguiu executar uma bonita jogada. Em tabela com Renato quase Bottinelli abriu o placar. O argentino chutou de esquerda e a bola passou muito perto do gol.
Após este lance, Bottinelli, que vinha apagado no jogo até então, começou a aparecer. Em novo lançamento de Ronaldinho, Luiz Antonio tocou para Bottinelli na entrada da área. O argentino cortou o zagueiro e chutou perigosamente no gol do Potosí. O argentino ainda conseguiu colocar Deivid na cara de gol. O atacante chutou forte obrigando Lapczyk a fazer grande defesa. A insistência acabou dando resultado.
Bottinelli sofreu falta na ponta esquerda. Ronaldinho cobrou na área e Léo Moura subiu mais que todo mundo, aos 39 minutos, marcou o gol do Flamengo no primeiro tempo.
O SEGUNDO TEMPO
Em ritmo mais cadenciado, o Flamengo trabalhou de forma inteligente a bola e conseguia devagar penetrar na defesa do Real Potosí. O Rubro-Negro forçava as jogadas pela direita com a dobradinha Luiz Antonio-Léo Moura, mas não conseguira criar boas jogadas no início do primeiro tempo.
O time do Real Potosí começou a se arriscar mais ao sair para o ataque. Os bolivianos precisavam fazer um gol para conseguir a classificação para a fase de grupos da Libertadores. O técnico Víctor Zwenger mostrou ousadia ao tirar o volante Ovando e promover a entrada do atacante Sebástian Pol.
O Flamengo continuou soberano na partida. Com mais posse de bola e jogando no campo do time boliviano. Em uma boa trama entre Ronaldinho e Deivid, Luiz Antonio chutou forte para a defesa firme de Lapczyk, aos 18 minutos. Logo em seguida, Renato arriscou mais um chute e a bola "tirou tinta" da trave direita do gol do Real Potosí, aos 19 minutos.
O Real Potosí só chegava com perigo por erros dos jogadores do Flamengo. Bottinelli e Willians acabaram perdendo a bola e proporcionaram jogadas perigosas dos bolivianos. Em mais um vacilo, desta vez de Welinton, o Potosí teve mais uma chance em cobrança de falta. Tudor acabou cobrando sobre o gol, aos 31 minutos.
Logo depois, no minuto seguinte, Jiménez partiu pela esquerda e cruzou na medida para Brittes cabecear perigosamente à esquerda do gol de Felipe. A resposta veio em seguida. Luiz Antonio arriscou chute da entrada da área e a bola passou à esquerda do gol de Lapczyk.
Em passe de Léo Moura, Ronaldinho aplicou um lindo drible na entrada da área do time visitante e fez o gol que sacramentou a classificação do clube para a fase de grupo da Libertadores, aos 48 minutos.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 0 REAL POTOSÍ (BOL)
Estádio, local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 01/02/2012 - quarta-feira
Arbitragem: Víctor Rivera (Peru)
Auxiliares: César Escano e Raúl López Cruz.
Gols: Léo Moura (39'/1ºT) e Ronaldinho (48'/2ºT)
Cartões amarelos: Léo Moura (18'/1ºT), Renato (23'/1ºT), Centurión (43'/1ºT), Alarcón (1'/2ºT), Yecerotte (14'/2ºT), Willians (40'/2ºT), David (44'/2ºT)
Cartões vermelhos: Centoríon (33'/2ºT)
Público e renda:
Flamengo: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Júnior César; Luiz Antônio, Willians, Renato (Muralha 26'/2ºT) e Bottinelli (Camacho 26'/2ºT); Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Negueba 38'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Real Potosí: Lapczyk; Jiménez, Alarcón, Centurión e Rivero; Sejas, Michelena (Tudor 12'/2ºT), Ovando (Sebástian Pol 8'/2ºT), Yecerotte e Ortiz (Angola 34'/2ºT); Brittes. Técnico: Víctor Zwenger.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias