Dérbi da Segunda Divisão pode colocar Londres de cabeça para baixo
- Matéria
- Mais Notícias
Um duelo da Segunda Divisão Inglesa pode colocar parte de Londres novamente de cabeça para baixo. Após os distúrbios causados pelo surto de vandalismo no mês passado, neste sábado, a partir das 8h30 (horário de Brasília), no Estádio The Den, o Millwall recebe o West Ham numa partida que pode justificar a alcunha de rivalidade mais violenta da Inglaterra. Futebol é um mero detalhe.
Separados pelo Rio Tâmisa, os clubes nutrem um ódio histórico que faz a partida mudar a rotina das cercanias do estádio do Millwall: lojas e restaurantes foram recomendados a fecharem as portas pelo menos três horas antes da partida. A polícia avisou que colocará todo o aparato à disposição afim de evitar transtornos.
O tempo encarregou-se de separar os dois clubes (mesmo próximos geograficamente) e foram apenas cinco encontros na História. Todos marcados por atos de violência desenfreada dos hooligans.
Na década de 70, período mais sangrento do futebol inglês, a morte de um torcedor do Millwall, após o clássico, atiçou ainda mais a rivalidade entre os vândalos. Nos jogos seguintes, a torcida dos Lions levou faixas escrito "um torcedor do West Ham deve pagar pela morte de um dos nossos".
Em 2009, pela Copa da Liga, no Upton Park (casa dos Hammers), a polícia reduziu o número de visitantes de 3.000 para 1.500. Os torcedores do Millwall foram ao estádio com sangue nos olhos. Fora das quatro linhas, uma pessoa acabou esfaqueada e 20 feridas. Em campo, a partida foi paralisada três vezes por conta da invasões de campo dos fãs do West Ham.
Abismo
Enquanto o West Ham é um dos clubes mais tradicionais do país, tendo em sua galeria craques que ajudaram a Inglaterra vencer a Copa do Mundo de 1966 (como Bobby Moore), a maior conquista do Millwall foi um vice-campeonato da Copa da Inglaterra em 2004 e uma participação na Liga Europa no ano seguinte.
Com a palavra
Tim Vickery - Correspondente da emissora britânica 'BBC' no Brasil
Millwall cultivou ódio a quem vinha de fora
A região do estádio The Den é historicamente insegura. Era o local onde ficavam as docas e onde predominou, durante muito tempo, o trabalho informal. Criou-se uma cultura forte de repulsa e ódio a quem não pertencia ao bairro. A pessoa "de fora" era vista como alguém que poderia roubar o emprego. Como o West Ham estava do outro lado do rio e era um clube com mais glamour, os Hammers foram eleitos o alvo preferido dos violentos torcedores do Millwall.
- Matéria
- Mais Notícias















