menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

‘La Décima’? Espera do Real Madrid por ‘La Séptima’ durou 32 anos

Dia 21/10/2015
15:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Real Madrid busca "La Décima" há 12 anos. Os torcedores da nova geração do clube já não aguentam mais a espera e exigem uma vitória sobre o Atético de Madrid, no próximo sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa. No entanto, foram os seguidores merengues de quase duas décadas passadas que presenciaram a derrubada de uma seca de 32 anos sem o título da Liga dos Campeões da Europa.

Em 1997, o atacante montenegrino Mijatovic marcou o gol solitário na vitória sobre a Juventus por 1 a 0, em Amsterdã. "La Séptima" colocou um ponto final na escassez do troféu mais importante do Velho Continente. Dois ex-jogadores brasileiros estavam no elenco. O lateral-esquerdo Roberto Carlos e o atacante Sávio. O LANCE! conversou com a dupla sobre o assunto.

- A pressão no Real Madrid é constante. Ganhar o Campeonato Espanhol não é tudo. Não adianta. A torcida não se conforma ao ver o time sem o principal título europeu. O clube ficar 12 anos sem título é muito. Imagina 32 anos, como em nossa época. A pressão era muito maior. Nem se compara - enfatizou Sávio.

Roberto Carlos, atual treinador do Sivasspor, da Turquia, não pensa diferente do Anjo Loiro da Gávea.

- Jogar pelo Real Madrid não é fácil. A pressão é e será sempre será enorme, independente se o clube ficar três, quatro ou 32 anos sem títulos - sublinhou o ex-jogador.

Sávio e Roberto Carlos são os dois brasileiros mais vitoriosos da história do Real Madrid. Os dois conquistaram três vezes a Liga dos Campeões da Europa (1998, 2000 e 2001) ao lado de astros mundiais como Figo, Zidane, Redondo e Raúl. Ambos estão novamente de acordo quando surge uma comparação entre o atual elenco do clube espanhol e os galácticos do final dos anos 90 e início deste século.

- O Brasil nunca terá um time igual ao de 1982. Nunca o Brasil terá uma seleção tão vencedora como a de 2002. E nunca mais veremos um Real Madrid igual ao da minha época - decretou Roberto Carlos.

Bate-Bola - Sávio, ex-atacante do Real Madrid, em entrevista ao LANCE!

LANCE: Entre as três conquistas, qual foi a mais marcante?

- As duas primeiras. Ganhamos a Liga dos Campeões de 1998, logo em minha primeira temporada. A segunda, dois anos depois, foi muito especial. Eliminamos o Bayern de Munique com participação direta minha. Estávamos com 2 a 0 de vantagem. No segundo jogo, na Alemanha, eles fizeram 1 a 0 logo no início. Foi uma pressão absurda. Tive a oportunidade de cruzar uma bola na cabeça do Anelka. Aquele gol nos deu tranquilidade para nos classificarmos. Na final, o terceiro gol veio com meu passe para o Raúl.

L: Por falar em Raúl, ele se aposenta agora, em junho...

- Foi um jogador fantástico. O que ele fez pelo futebol e pelo Real Madrid foi impressionante. É um jogador que merece todo respeito do mundo. Foi um prazer ter dado tantos passes para ele tornar-se o maior artilheiro da história do Real. Ele se machucava pouco, tinha uma regularidade enorme... Está no mesmo nível de Di Stéffano. Raúl e Romário foram os melhores parceiros de ataque.

LANCE: O que tem atrapalhado o Real Madrid na busca pelo décimo título europeu?

- A obsessão por criar um time melhor do que o outro, temporada após temporada. O Real Madrid foi batendo na semifinal da Liga dos Campeões e perdendo quando tinha material humano para conquistá-la.

RC: 'Atlético tem o melhor time da Europa'

Em conversa com a reportagem do LANCE!, Roberto Carlos opinou sobre a final entre Real Madrid e Atlético. Mesmo deixando o lado torcedor prevalecer, o treinador reconhece os méritos do adversário do ex-clube.

- O Atlético de Madrid tem o melhor time da Europa hoje. Só que o Real é o maior da história. Arrisco 2 a 0 para o Real Madrid - disse.

Roberto Carlos participou de um dos gols mais bonitos da história da Liga dos Campeões. O brasileiro cruzou na medida para o meia Zidane ajeitar o corpo, emendar de primeira e colocar a bola no ângulo do goleiro adversário. O Real venceria o Bayer Leverkusen por 2 a 1, na final de 2001-2002.

Sávio, por sua vez, fica em cima do muro.

- Não acredito em favoritismo nesta final. São dois times muito fortes. O Atlético de Madrid chega invicto. Taticamente, está muito bem e tem jogadores de seleção. O Real Madrid conta com um timaço e nove copas da Europa.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias