Com 'espírito sofredor', Tite torce por uma virada do Timão na reta final
- Matéria
- Mais Notícias
Tite gosta que os jogadores do Corinthians "ralem a bunda" no chão durante os treinos e jogos e, até o Mundial de Clubes da Fifa, quer que a equipe atue "com a faca no peito."
– Tem de jogar com essa pressão agora: é frio na barriga e a faca no peito. É assim que vai ganhar o Mundial.
Expressões que, fora de contexto, podem mostrar uma postura masoquista do técnico, que vê no sofrimento dos atletas uma fórmula para conquistar os objetivos. Exagero? Não quando o próprio treinador diz que, nos próximos quatro jogos que ainda restam do Brasileirão, torce para que a equipe saia atrás do marcador pelo menos uma vez. A ideia é que, assim, ela possa mostrar poder de reação e construir a virada, feito que vai servir de lição para os dois jogos do torneio no Japão.
– Eu não gosto de perder, mas até quero que minha equipe saia atrás para que mantenha o foco e a sua concentração no jogo, para jogar pressionada pelo resultado. Queremos que ela possa estar em um ritmo parecido com o da Libertadores, mas sabemos que não vai ser igual – comentou o treinador.
Na competição continental, o Timão saiu atrás do marcador apenas três vezes: contra o Táchira, na Venezuela, Santos, no Pacaembu e Boca Juniors (ARG), na Bombonera. Em todos, porém, teve calma para marcar um gol e segurar o empate que o favorecia.
E a torcida corintiana, conhecida como sofredora, já aprendeu a aguardar e torcer pela volta por cima. No Brasileirão de 2011, por exemplo, a equipe de Tite foi a que mais virou partidas e saiu vencedora: seis vezes.
Já neste ano, das 13 vitórias que conquistou no campeonato, quatro foram com inversões de placares: contra Palmeiras, Náutico, Coritiba e Flamengo. Só o Botafogo, em cinco oportunidades, venceu mais vezes desta maneira.
A vontade de Tite de viver a experiência do placar adverso, porém, não significa que o Timão entrará em campo disposto a sair perdendo. Até porque, neste momento, o mais importante é a reestruturação da marcação e da segurança de todo o sistema defensivo, que já não é vazado há duas rodadas.
– A defesa são 11. O sistema está pronto, pois jogamos há muito tempo juntos, mas sempre dá para melhorar um pouco mais – disse Paulo André.
Mas o fato é que, contra Coritiba, Internacional, Santos e São Paulo, Tite não ficará chateado caso a equipe saia perdendo em um deles. Desde que, claro, consiga sair vencedora do jogo.
O QUE O PLACAR DE 1 A 0 CONTRA EXIGE:
1- Paciência
Saindo atrás no marcador, a equipe tem de colocar a cabeça no lugar, não se desesperar e tentar, antes de pensar em vencer, construir a jogada do primeiro gol. É ter calma!
2- União
Quando se toma um gol, muitos atletas apontam o erro do colega. A situação serve para manter o time unido, em equilíbrio de ações.
3- Persistência
Tite já acostumou o seu torcedor a ganhar de pouco e a não dar show. Em troca, escala um time que nunca desiste de vencer uma partida.
As viradas no Brasileirão de 2011
Grêmio
Logo na estreia, fora, saiu atrás com gol de Douglas. Mas virou com Chicão e Liedson.
Vasco
Em casa, após levar gol de falta de Juninho, virou com Ralf e Paulinho no 1 tempo.
Atlético-MG
Em Minas, saiu perdendo por 2 a 0. Tite colocou Sheik e o time marcou três gols.
Flamengo
No Pacaembu, saiu atrás, mas com dois gols de Liedson virou um jogo emocionante.
Avaí
Em casa, levou gol irregular e teve Castán expulso. Mas virou com Sheik e Liedson.
Atlético-MG
De novo contra o Galo, mas em casa, levou o 1 a 0, mas empatou com Liedson eAdriano.
Grandes reações nesta temporada
Palmeiras
Venceu por 2 a 1, de virada, duas vezes no ano: no Paulistão e também no Brasileiro.
Santos
Não virou, mas teve força para empatar por 1 a 1 na semi da Liberta. Se classificou!
Boca Juniors
Não venceu mas, na Bombonera, buscou o empate no fim com Romarinho, na 1 final.
Náutico
No Pacaembu, com dois gols de Danilo, venceu a primeira após a Libertadores.
Coritiba
No Couto Pereira, o Timão virou e venceu por 2 a 1 após ter uma sequência de empates.
Flamengo
A última virada foi no Pacaembu. Após sair perdendo por 1 a 0, fechou o jogo em 3 a 2.
- Matéria
- Mais Notícias















