menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Campeão olímpico troca África do Sul pelos Estados Unidos e nada no Pan

Dia 29/02/2016
23:42

  • Matéria
  • Mais Notícias

Na Olimpíada de Atenas-2004, o nadador Darian Townsend foi uma das peças fundamentais para que o revezamento 4x100m livre da África do Sul na natação conquistasse a medalha de ouro, ao lado de Roland Schoeman, Ryk Neethling e Lyndon Ferns. Onze anos depois, sua história é completamente nova. Townsend se naturalizou americano no ano passado, e estreou nesta terça-feira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Apesar de ser sul-africano de origem, o atleta de 30 anos construiu toda a sua carreira nos Estados Unidos. Nos últimos dez anos, toda a sua preparação foi em universidades locais, como a de Arizona e a da Flórida. Desta forma, a troca de nacionalidade apareceu como uma opção.

A mudança foi concretizada no ano passado. Em Toronto, Townsend disputa sua terceira competição oficial como atleta da seleção americana. E se diz contente pela troca.

- Estou feliz em representar os Estados Unidos. Eu já moro há muito tempo no país, e fiz toda a minha vida universitária por lá. Então, decidi fazer essa mudança - falou Townsend em entrevista ao LANCE! nesta terça-feira, durante as eliminatórias da natação no Centro Aquático de Toronto.

A chegada de Townsend foi bem-recebida pela USA Swimming, a federação americana de natação. O time, que já é forte de costume apenas com seus atletas locais, ganhou um reforço estrangeiro. 

- Ele foi muito bem recebido na equipe. Ele se tornou um cidadão americano, disputou as seletivas e conseguiu marca para os Jogos Pan-Americanos. Ele é um grande cara, um grande líder e um ótimo competidor - disse Lindsay Mintenko, uma das diretoras da USA Swimming presentes em Toronto.

Além do ouro olímpico em Atenas-2004, Townsend possui cinco láureas em Campeonatos Mundiais em piscina curta, sendo duas de ouro. Todas foram em revezamentos. 

Atleta é eliminado em sua única prova individual no Pan

No Pan de Toronto, a única prova individual de Darian Townsend era os 100m livre, que abriu o evento. E o agora americano não foi bem. O atleta marcou apenas o décimo tempo, com a marca de 49s88, e não disputará medalha na noite desta terça-feira, a partir das 20h (de Brasília).

O melhor nas eliminatórias foi o argentino Federico Grabich, com 48s60. O Brasil terá dois atletas na prova. Marcelo Chierighini passou como o terceiro colocado (48s92), e Matheus Santana foi o oitavo (49s52).

  • Matéria
  • Mais Notícias