menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Brasileiro campeão do mundo busca segundo título em modalidade de esportes radicais

Gabriel Benetton tem chance de levar mais um troféu

Gabriel Benetton é o atual campeão mundial de kitesurfe (Foto: Divulgação GKA Kite World Tour)
imagem cameraPedro Matos disputa etapa de kitesurfe no Ceará (Foto: Divulgação GKA Kite World Tour)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 19/09/2025
17:27

  • Matéria
  • Mais Notícias

O calendário do kitesurfe mundial terá duas etapas decisivas no Brasil, em novembro, na Praia da Taíba, no Ceará. Entre os dias 6 e 9, será realizada a etapa do GKA Kite-Surf World Cup, e de 12 a 15 será a vez do GKA Freestyle Kite World Cup. E o atual campeão do mundo é brasileiro. Gabriel Benetton, de 21 anos, pode vencer pelo segundo ano consecutivo. Ele é o atual líder do ranking da categoria e tem tudo para levar o segundo troféu em casa na modalidade de esportes radicais.

continua após a publicidade

— A etapa do Ceará será a última do ano e vai definir o título mundial. Já consegui um segundo e um terceiro lugar em campeonatos anteriores na Taíba. Agora quero buscar o título — afirmou Benetton.

As competições fazem parte do circuito da Global Kitesports Association (GKA), que integra o sistema da World Sailing, federação internacional de vela. Ao todo, são cinco modalidades na temporada. No Brasil, serão disputadas a Kite Wave e o Freestyle. A modalidade de ondas já passou em 2025 por Sal (Cabo Verde), Sylt (Alemanha) e Dakhla (Marrocos). O Freestyle terá sua abertura em outubro, em Abu Dhabi, antes de chegar ao Ceará.

continua após a publicidade

O carioca Pedro Matos, de 27 anos, ocupa a terceira posição no ranking e também chega com chances de brigar pela liderança. Ele começou no surfe ainda criança, descobriu o kitesurfe aos 12 anos e foi campeão mundial em 2016, na China.

— A expectativa é boa para encerrar o ano no Brasil. É um momento importante, com família e amigos acompanhando. Quero chegar bem preparado e buscar o título — disse Pedro.

continua após a publicidade

No feminino, a liderança é da francesa Capucine Delannoy, de 19 anos. A suíça Camille Losserand aparece na segunda colocação. Na terceira posição estão empatadas a francesa Clémence Derrien e a brasileira Kesiane Rodrigues, natural de Fortaleza.

O kitesurfe reúne cinco modalidades oficiais e combina elementos de surfe, wakeboard, windsurf e parapente. O atleta utiliza uma prancha com apoio para os pés e é impulsionado por uma pipa controlada por cabos e barra.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Pedro Matos disputará etapa de kitesurfe no Brasil (Foto: Divulgação GKA Kite World Tour)
Pedro Matos disputará etapa de competição de esportes radicais (Foto: Divulgação GKA Kite World Tour)
  • Matéria
  • Mais Notícias