menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Botafogo faz as contas para chegar na Libertadores do ano que vem

Últimos campeoes nas 11 rodadas finais - (Foto: Reprodução)
imagem cameraÚltimos campeoes nas 11 rodadas finais - (Foto: Reprodução)
Dia 27/10/2015
21:24

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Botafogo terá de fazer campanha de campeão para chegar à Libertadores do próximo ano. Em sétimo lugar com 40 pontos e a sete do G4, o Alvinegro precisa ter um aproveitamento de 78,78% nos próximos 11 jogos – rendimento superior até aos 72,83% do Fluminense – para garantir uma das quatro vagas na competição.

Segundo o matemático Tristão Garcia, com 66 pontos, o Alvinegro terminará a competição entre os quatro primeiros colocados. A conta é simples, mas a tarefa é difícil: precisa vencer nove das 11 partidas restantes ou somar oito vitórias e empatar outras duas. Atualmente, as chances de classificação para a Libertadores são de apenas 6%.

Porém, se São Paulo ou Atlético Goianiense conquistarem a Copa Sul-Americana, a chance cai para 1%, já que o Campeonato Brasileiro classificará apenas os três primeiros colocados à Libertadores. Assim, para chegar em terceiro, a missão é ainda mais complicada. O time de Oswaldo de Oliveira precisará alcançar a marca de 70 pontos, ou seja, vencer dez em 11 partidas.

A preocupação existe também pelos últimos resultados, que não são animadores. O Alvinegro não vence há quatro jogos, com três empates e uma derrota. Além disso, o aproveitamento na competição é de 49,31% dos pontos. Mesmo com a queda recente, o comandante alvinegro não perdeu as esperanças e acredita que o Glorioso tem condições de cumprir a meta.

– São sete pontos para tirar em 33 para disputar. Acredito que é possível que as coisas aconteçam, até porque ainda temos um jogo contra o Vasco – disse Oswaldo.

Com essa missão dificílima, o Botafogo terá de iniciar uma arrancada fenomenal. E a primeira batalha será sábado contra o Fluminense, atual líder da competição.

TORCER CONTRA A SUL - AMERICANA

Além de buscar o G4, o Botafogo está de olho na Sul-Americana para chegar à Libertadores. Em caso de título de São Paulo ou Atlético Goianiense, a quarta vaga do Brasileiro será remanejada para a competição internacional.

Com 95% de chance de se garantir no G4, o Grêmio pode ser campeão da Sul-Americana e, se 
permanecer entre os quatro colocados do Brasileiro, nada muda. Já o Palmeiras, campeão da 
Copa do Brasil, está garantido na Libertadores. Em caso de título, nada será alterado e as quatro vagas sairão do Brasileiro.

INSPIRAÇÃO VEM DE CAMPEÕES

A difícil tarefa de conquistar 26 pontos em 33 disputados foi alcançada por apenas dois dos últimos oito campeões do Campeonato Brasileiro. O Flamengo, em 2009, conseguiu exatamente o que o Botafogo precisa para alcançar a meta de se classificar à Libertadores. O Rubro-Negro venceu oito jogos, empatou dois e perdeu apenas um e teve um rendimento de 78,78% dos pontos. Um ano antes, o São Paulo teve o melhor aproveitamento dos campeões nos últimos oito anos. Foram nove vitórias, dois empates e nenhuma derrota, com 87,87% dos pontos conquistados. Se o Botafogo repetir o feito do Tricolor Paulista, alcançaria 69 pontos e ficaria a apenas um de alcançar matematicamente o terceiro lugar da competição.



ENGENHÃO É ALIADO

Um dos aliados do Botafogo para tentar chegar à Libertadores é o Engenhão. Dos 11 jogos que fará no Campeonato Brasileiro, sete serão em seus domínios, sendo que três deles, clássicos. Na próxima sequência de quatro partidas, três serão na casa alvinegra. Sábado o Botafogo terá o confronto contra o Fluminense. No dia 10, enfrenta o Santos. Depois de sair para duelar com o Grêmio, volta ao Rio para o confronto com o Vasco. Além desses jogos, o Glorioso receberá Atlético-GO, Portuguesa, Atlético-MG e Flamengo.

  • Matéria
  • Mais Notícias