menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

América-RJ quer reconhecimento do título de 1982

Dia 27/10/2015
21:31

  • Matéria
  • Mais Notícias

Segundo apuração da reportagem do LANCENET!, o clube do América-RJ, através de seu presidente Vinícius Cordeiro, entrará em breve na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com um pedido de reconhecimento oficial do título no qual a equipe rubra conquistou do Torneio dos Campeões do Brasil em 1982, pedindo equivalência à um título nacional.

Para isso, o presidente Vinícius Cordeiro autorizou, na última quarta-feira, o departamento jurídico e histórico do clube rubro a preparar um dossiê, que comprove as informações. Isto se toma como base o reconhecimento nacional de outros torneios pela CBF nos últimos meses, mesmo que as condições de comprovação do nível nacional não tenham sido tão claras, fator adverso ao do caso do América. Ainda não há uma data para o término da realização do dossiê e a consequentemente entrega do mesmo à CBF.

Lembre o torneio

Depois do Brasileirão e durante o Mundial da Espanha de 1982, a CBF criou o Torneio dos Campeões do Brasil, reunindo todos os clubes que já haviam participado de alguma final de competição nacional, valendo do Rio-São Paulo ao próprio Brasileirão.

Ao todo, 18 equipes participaram, todas campeões e vices de competições nacionais já disputadas no país. Além do América, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Guarani, Internacional, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Santa Cruz, Santos, São Paulo e Vasco da Gama participaram da edição do torneio.

Na primeira e segunda fase do torneio, os clubes foram divididos em quatro grupos, dois com quatro e dois com cinco participantes cada. Em sistema de ida e volta, classificavam-se para as fases posteriores o campeão de cada grupo em cada uma das fases.

Nas quartas, América, Atlético-MG, Bahia, Fluminense, Guarani, Internacional, Portuguesa e São Paulo ainda disputavam o título. O América, que se tornara campeão, enfrentou nessa fase o Atlético-MG, vencendo por 1 a 0. Nas semis, o time rubro enfrentou a Portuguesa, empatando por 2 a 2 e ganhando a vaga na decisão após a disputa de pênaltis (4 a 3).

Já na grande final, contra o Guarani, o América empatou em 1 a 1 a partida de ida, vencendo a volta pelo placar de 2 a 1, gols de Moreno e Gilson Gênio (o segundo na prorrogação). O Guarani descontou com Delém. No Maracanã, diante de um bom público, o América conquistava no dia 12 de junho de 1982 o título do Torneio dos Campeões, passando pelas melhores equipes do Brasil de forma invicta.

Elenco campeão

Gasperin, Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zé Dilson, Sérgio Pinto, Pires, Gilberto, Eloy João Luís, Serginho, Moreno, Gilson Gênio, Hernâni, Airton, Jorginho, Batalha e Donato. Técnico: Dudu.
Diretores: Helio Glaudio, Léo Almada e Wilson Paoli

  • Matéria
  • Mais Notícias