Tsonga bate Nishikori e atinge a semi em Roland Garros pela 2ª vez
- Matéria
- Mais Notícias
Em uma partida dramática, em todos os sentidos, e com direito a acidente na arquibancada que deixou torcedores feridos, Jo-Wilfried Tsonga superou o japonês Kei Nishikori em cinco sets e chegou à semifinal em Roland Garros pela 2ª vez na carreira.
Tsonga vacilou, mas conseguiu fechar a partida em 6/1 6/4 4/6 3/6 6/3 tendo convertido dez aces contra cinco de Nishikori, que cometeu seis duplas-faltas contra uma do francês, que bateu 44 bolas vencedoras contra 37 do japonês, que cometeu 52 erros não-forçados contra 37 de Tsonga.
Em um primeiro set com os dois tenistas oscilando muito, trocaram cinco quebras de saque, com uma de vantagem para o francês, que tomou mais a iniciativa da partida e errou pouco. O plano tático do francês se manteve no segundo set, ele abriu 5/2 com, mas ouviu da quadra o barulho na arquibancada após o desabamento de uma placa publicitária, que feriu três torcedores e interrompeu a partida por 22 minutos.
Voltando da paralisação, Tsonga estava desconcentrado, cometeu erros, mas conseguiu fechar o set. A oscilação do francês incentivou o japonês, que foi agressivo, tomou a iniciativa, conquistou a quebra de saque de vantagem administrou e vendeu o terceiro set.
A tática do japonês deu certo no quarto set. Mas no quinto e decisivo set, Nishikori cansou, cometeu erros e parou na superação de Tsonga, que conquistou a quebra de saque no quarto game e administrou o placar.
Ao fim da partida, emocionado e exausto, o francês escreveu no saibro: "Roland Je t'aime" - "Eu amo Roland Garros" em francês - e imitou o ato de Gustavo Kuerten deitando em quadra. Guga, pelo torneio em 2000, desenhou um coração na quadra e deitou no saibro em agradecimento ao apoio para virar a partida contra o americano Michael Russell. Na oportunidade, Guga chegou a salvar match-point no terceiro set antes de virar o jogo.
A exemplo de Guga, Tsonga fez história e se tornou o segundo francês a chegar a uma semifinal em casa desde o inicio da Era Open. Tsonga, que fez semifinal também em 2012, se igualou a Henri Leconte.
Na semifinal, Jo Tsonga encara o suíço Stan Wawrinka. A partida será um tira-teima entre os dois que já se enfrentaram seis vezes no circuito profissional, onde cada um venceu três jogos. Dos seis encontros cinco foram sobre o saibro, e Wawrinka venceu seus três neste piso, tendo inclusive batido Tsonga em casa na final da Copa Davis 2014 em quatro sets a um.
- Matéria
- Mais Notícias