Roland Garros lança ferramenta para moderar redes sociais de tenistas

Motivo é evitar o assédio de apostadores e discurso de ódio

zverevrg23midiasmed2-aspect-ratio-512-320
Alexander Zverev filma Rublev em Roland Garros / Crédito: FFT

Escrito por

O torneio de Roland Garros anunciou, nesta segunda-feira, que lançou uma ferramenta para moderar as redes sociais dos tenistas. A Federação Francesa de Tênis disponibilizou a ferramenta para os atletas.

O torneio informou por suas redes sociais que o objetivo é acabar com o discurso de ódio e também evitar o assédio. 

"Os jogadores terão seu conteúdo de mídia social moderado em Roland Garros graças a uma solução inteligente. Pela primeira vez no Grand Slam parisiense, a FFT está disponibilizando uma ferramenta anti-assédio online e discurso de ódio para todos os jogadores", diz o comunicado da entidade.

As contas de jogadores de tênis nas redes sociais atraem insultos, ameaças de morte e comentários odiosos e às vezes racistas e homofóbicos feitos por trolls. Em resposta, a FFT, que montou uma unidade de suporte em 2018 para jogadores franceses, decidiu intensificar sua luta contra o assédio online usando a tecnologia Bodyguard.ai, adotando uma solução inteligente para moderar o conteúdo de mídia social dos jogadores durante Roland-Garros .


Roland Garros sempre priorizou a criação de um espaço seguro para os jogadores nas redes sociais. Ao se conectar a este novo sistema, eles estarão protegidos de todo tipo de assédio (discriminação, insultos, zombarias, ameaças, etc) e poderão interagir com seus torcedores com total segurança e focar em seu desempenho na quadra.

“A mídia social é um canal importante para expressar ódio e hostilidade, tudo sob a capa do anonimato”, disse Yann Guerin, chefe de esportes da Bodyguard.ai. “Devemos estar atentos a esta triste realidade. Não há como evitar, pois o custo de não fazer nada é muito alto. Gostaríamos de agradecer à Federação Francesa de Tênis e aos organizadores de Roland-Garros por se juntarem a esta luta coletiva. O objetivo é proteger os jogadores e sua saúde mental direta e indiretamente – porque suas comitivas também podem ler esses comentários – e banir pessoas com a intenção de espalhar o ódio e ser agressivo. O tênis é um dos esportes mais afetados por essa maldição”.

A tecnologia protege as contas de todos os jogadores da chave principal e das contas oficiais da FFT e Roland Garros, com proteção disponível antes do torneio e por alguns dias depois dele. Para fazer uso da tecnologia, que regula os comentários públicos feitos no Facebook, Instagram e Twitter em particular, tudo o que os jogadores precisam fazer é escanear um QR Code antes de se conectar às suas contas de mídia social. Por motivos de GDPR, as mensagens privadas não serão moderadas.

O Bodyguard.ai fornecerá aos organizadores relatórios diários (número de mensagens recebidas, número de mensagens excluídas, etc.), alertará em tempo real no caso de um ataque identificado e pode até – a pedido da FFT – fornecer extratos de mensagens e as identidades dos culpados em caso de ação legal.

“É ótimo para o bem-estar mental dos jogadores”, disse a diretora do torneio, Amelie Mauresmo. “Isso limpa a mente e ajudará todos a ter um pouco mais de liberdade na quadra. Mal posso esperar para ver como os jogadores reagirão a isso.”

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter