Novo formato da Copa Davis é aprovado e entra em vigor em 2019

Mudanças vão desde o formato até as datas da competição.

Gerard Piqué e David Haggerty durante a votação
Foto: Divulgação Copa Davis

Escrito por

Agora é oficial. Após uma longa votação nesta quinta-feira, em Orlando, o novo formato da tradicional Copa Davis foi aprovado e entrará em vigor a partir da próxima temporada. Agora a competição será centralizada.

O novo formato foi aprovado com 71% dos votos na ITF, seguindo a proposta do jogador de futebol do Barcelona, Gerard Piqué, e contrariando o posicionamento de muitos tenistas mundo afora, principalmente os australianos e alemães.


O que muda na competição?

- Principal investidora do novo formato, a empresa Kosmos investirá 120 milhões de euros por ano na ITF (aproximadamente 530 milhões de reais), sendo 60% para a Copa Davis e Fed Cup, e o restante a ser a aplicado em eventos que serão posteriormente criados. O investimento total será de US$ 3 bilhões em um contrato de 25 anos.

- A disputa agora terá uma sede neutra a cada ano e contará com um total 18 equipes selecionadas da seguinte forma:

- 4 entrarão diretamente — as semifinalistas do ano anterior;
- 12 selecionadas via Playoff, jogado em fevereiro e colocando frente a frente as - 12 seleções classificadas entre o 5º e o 16.º no Grupo Mundial do ano anterior e as 12 seleções apuradas dos Grupos Zonais 1;
- 2 wild cards para nações convidadas.

As finais da Copa Davis serão jogadas de segunda até quinta-feira no formato de grupos sendo seis grupos com três países cada e três duelos por grupo. Cada duelo terá dois jogos de simples e uma dupla, todos em melhor de três sets. O campeão de cada grupo e os dois melhores segundo colocados atingem as quartas de final jogadas na sexta-feira enquanto que no sábado e domingo teremos as semis e finais. Os dois piores times da fase de grupos serão rebaixados para os Zonais no ano seguinte e os países que não atingiram as semifinais disputam a fase classificatória em fevereiro.

A primeira edição será em Madri ou Lille, na França, entre os dias 18 e 24 de novembro. A cidade será definida nas próximas semanas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter