Navratilova diz estar curada do câncer
Dona de 18 Slams passou por sessões de quimioterapia desde janeiro quando descobriu os tipos de câncer em estágio inicial na mama e na garganta

- Matéria
- Mais Notícias
Ex-jogadora de 66 anos, amplamente reconhecido como um dos maiores tenistas de todos os tempos, Martina Navratilova disse estar curada de dois tipos de câncer que havia sido diagnosticada com o primeiro estágio da doença em janeiro.
Em entrevista a Piers Morgan na TalkTV, que será transmitida na terça-feira, ela disse: “Pelo que eles sabem, estou livre do câncer”.
Navratilova, vencedora de nove títulos de simples em Wimbledon, disse que "deve estar pronta" depois de mais radiação preventiva em seu seio durante um período de duas semanas.
A tcheco-americana foi forçada a adiar os planos de adotar uma criança com sua esposa, Julia Lemigova, quando foi diagnosticada, disse: “Fiquei em pânico total por três dias pensando que talvez não visse o próximo Natal. A lista de desejos veio à minha mente de todas as coisas que eu queria fazer. E isso pode soar muito superficial, mas eu pensei, OK, 'qual carro foda eu realmente quero dirigir se eu viver um ano?'”
A 18 vezes campeã de Grand Slam já passou por tratamento para câncer de mama em estágio inicial em 2010. Ela disse que visitou médicos com um linfonodo aumentado no pescoço no WTA Finals realizado em Forth Worth, no Texas.
Navratilova disse à TalkTV: “Percebi que meu linfonodo esquerdo estava aumentado e pensei que fosse por causa de uma vacina contra herpes que tomei uma semana antes. Mas, depois de algumas semanas, não diminuiu, então liguei para o médico.
Os resultados da biópsia indicaram câncer, mas ex-jogadora teve que esperar quatro dias para descobrir de onde se originou em seu corpo.
Navratilova abriu o jogo sobre como ela ficou "muito para cima e para baixo" durante a doença devido ao tratamento com radiação todos os dias durante três semanas e três rodadas semanais de quimioterapia, que ela afirmou ser "definitivamente a coisa mais difícil que já fiz".
“Essa foi a parte mais difícil porque a primeira semana foi de quimioterapia e radioterapia ao mesmo tempo”, disse ela. “Quando você começa a se sentir mal, não tem certeza se é da quimioterapia ou do próton. Eu realmente não senti o próton até a terceira semana, mas então você fica com a boca dolorida e sua garganta começa a fechar.
“Tudo está inchado e muito desconfortável, e o próton deixa sua saliva estranha. Você realmente não prova as coisas da maneira certa. A quimioterapia faz a mesma coisa com a garganta, mas depois a deixa seca. Então, você é atingida por todos os lados e não acho que os médicos façam um bom trabalho em lhe dizer como a merda vai atingir o ventilador.”
Durante uma carreira que durou de 1973 a 2006, com um hiato entre 1996 e 2000, Navratilova se tornou a jogadora feminina de maior sucesso na Era Aberta.
Seus 59 títulos de Grand Slam, incluindo 18 títulos de simples e 41 troféus de duplas e duplas mistas, permanecem um recorde, assim como seus nove campeonatos de simples em Wimbledon. Ao todo, ela conquistou 167 títulos de simples e 177 de duplas.
- Matéria
- Mais Notícias