menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Nadal se vinga de Fognini, discute com italiano e é campeão em Hamburgo

Dia 01/03/2016
04:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

O espanhol Rafael Nadal  voltou a sorrir! O Rei do Saibro levou a melhor em uma partida tensa contra o italiano Fabio Fognini e conquistou, na manhã deste domingo, o título do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, seu 67º troféu na carreira e 47º no saibro.



Rafa precisou de 2h34min para despachar oitaliano, 32º colocado no ranking e que já o havia batido duas vezes esse ano no saibro, no Rio de Janeiro e em Barcelona, por dois sets a zero, com um duplo 7/5.

Atual número 10 do mundo, o natural de Manacor conquista seu terceiro título em uma temporada onde vem obtendo resultados abaixo do esperado. Ele havia vencido os ATPs 250 de Buenos Aires, na Argentina, também no saibro, em fevereiro, e na grama de Stuttgart, na Alemanha, em junho. Na carreira é a 67ª conquista, sendo a 47ª no saibro, piso onde é especialista como maior vencedor de Roland Garros onde é eneacampeão. Ele fica mais perto do recordista de títulos na superfície, o argentino Guillermo Villas, que tem 49.

O jogo foi muito equilibrado com chances para os dois lados em praticamente todos os games. A partida começou com quatro quebras seguidas, duas para cada lado, e a partir do quinto game o espanhol e o italiano passaram a confirmar. No 12º game, Nadal pressionou na devolução e Fognini acusou o golpe. Ele salvou três set-points, mas na quarta chance Rafa disparou winner de devolução milimétrico para quebrar e fechar a parcial.

A segunda etapa foi uma montanha-russa, cheia de reviravoltas, e marcada por uma polêmica. Nadal começou firme, confiante, teve três chances para quebrar no segundo game, não conseguiu, mas quebrou no quarto e abriu 3/1. Quando tudo dava a entender que o jogo encaminharia fácil para o espanhol, Fognini reagiu, devolveu a quebra e chegou a abrir 4/3 com 40/15 no saque, mas perdeu quatro pontos seguidos e foi quebrado de volta. 

Mas o italiano não se abateu, quebrou de novo e ia sacar com 5/4 para o set, quando veio a polêmica. Fognini discutiu com Nadal na virada de quadra depois de supostamente Toni Nadal ter exercido o 'coaching', passando instruções ao seu pupilo, o que é proibido em partidas da ATP. "Não me deixa nervoso" e "é sempre a mesma coisa" foram coisas ditas pelo italiano na discussão.

Quando o jogo voltou, Nadal salvou dois break-points e quebrou Fognini de volta, empatando em 5/5. O espanhol confirmou após game duro salvando breaks em seguida e voltou a quebrar Fognini no 12º game, fechando o jogo no primeiro match-point e vibrando muito com a conquista.

  • Matéria
  • Mais Notícias