Nadal vai à 13ª final de Roland Garros e busca recorde de Federer

Espanhol se vingou de argentino Schwartzman

Rafael Nadal
FFT

Escrito por

Doce vingança para Rafael Nadal. Eliminado por Diego Schwartzman nas quartas de final do Masters 1000 de Roma, na Itália, no mês passado, o número dois do mundo usou seu habitat natural, Roland Garros, para a revanche e nesta sexta-feira obteve vaga na decisão.

O natural de Manacor superou o número 14 do mundo por 3 sets a 0 com parciais de 6/3 6/3 7/6 (7/0) após 3h08min de duração. Foi o 11º jogo entre os dois e a 10ª vitória de Rafa.
Nadal jogará no domingo a partir das 10h sua 13ª final em Paris onde nunca perdeu decisões. Ele tentará sua 100ª vitória no evento que soma 99 triunfos e apenas duas derrotas (oitavas de 2009 contra Robin Soderling e quartas de 2015 contra Novak Djokovic). Nadal tem ainda um WO na terceira rodada contra Marcel Granollers em 2016.
O domingo pode ser histórico para ele. Se vencer chegará ao 20º Grand Slam, igualando o recorde de Roger Federer. Ele jogará sua 28ª final de Major na carreira.
Nadal espera pelo vencedor do jogo entre Novak Djokovic, número 1 do mundo, e o grego Stefanos Tsitsipas, sexto colocado.

O jogo

A primeira parcial teve um primeiro game brigado de 14 minutos e Nadal salvando três break-points. Ele confirmou, quebrou em seguida em mais um game longo,mas foi quebrado. Rafa tornou a quebrar e abriu 4/1 em 40 mnutos. Os games seguiram mais rápidos até o espanhol fechar a primeira parcial mesmo com luta do argentino que salvou set-point. Nadal fechou por 6/3 com 16 winners.

A segunda etapa foi marcada por Schwartzman tentando diminuir trocas de bolas em seus games de saque, mas tantando movimentar o espanhol enquanto este sacava. Nadal entendeu a tática, pressionou e conquistou quebra no terceiro game e buscou se defender, para arriscar e fechar o set em nova quebra.

No terceiro set, Nadal conquistou a quebra em game com muitos erros do argentino para fazer 3/1, mas Rafa devolveu as gentilezas a seguir e o sul-americano ganhou ânimo sacando para 2/3, só que Nadal foi agressivo, tornou a quebrar. Mas o Touro perdeu a intensidade, cometeu erros, permitiu o empate de 4/4 e teve que lutar para salvar três break-points no 5/5. O duelo foi ao tie-break, Schwartzman começou levando passada fácil em erro tático e Nadal ganhou confiança, abriu 5 a 0 também com smash pra fora do argentino, depois backhand pra fora e fechou por 7/6 (7/0).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter