menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Irmã de campeão do US Open e filha do ex-craque Alex do futebol estreiam no quali do Bahia Juniors Cup

34ª edição larga neste sábado no Clube Bahiano de Tênis. Ao todo 34 jogos serão disputados 

Augusto Laranja
imagem cameraThiafgo Parmalat
Avatar
Lance!
Salvador (BA)
Dia 29/09/2018
00:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup larga neste sábado no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador (BA), com 32 partidas, sendo 26 dos qualifyings mundiais na categoria principal até 18 anos, Sul-Americano até 14 e 16 anos mais os jogos do Tennis Kids na categoria 10 anos. A tradicional competição baiana é a mais valiosa do país no segundo semestre, maior da região Norte-Nordeste e terceira mais importante do Brasil na temporada. O torneio tem o recorde de 307 atletas de 15 países, um aumento de cerca de 50% em relação ao ano de 2017.

Destaque para as estreias das paranaenses Luana Seyboth Wild e Maria Mauad. Luana tem 15 anos e busca ascender à chave principal e buscar seus primeiros pontos no ranking mundial. Ela é irmã de Thiago Seyboth Wild, tenista que no início do mês entrou para a história do país ao conquistar o US Open, um dos quatro Grand Slams. Há dois anos Wild conquistava em Salvador, no Bahia Juniors Cup, seu primeiro título internacional na carreira. Luana, natural de Marechal Candido Rondon, mas que mora no Rio de Janeiro, está acompanhada do pai e treinador, Claúdio Wild, que também treinou Thiago Wild até os 14 anos de idade. Ela enfrenta as segunda favorita no quali, a brasileira Maria Oliveira em torno das 10h no segundo jogo da quadra 2.

Quem também joga não antes das 10h30 é Maria Mauad. Vice-campeã no Campeonato Brasileiro Interclubes no começo do ano em Salvador, a jogadora também tenta entrar na chave para buscar seus primeiros pontos. Ela é filha do ex-craque do Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Fenerbache, da Turquia, e Seleção Brasileira de Fiutebol, Alex. Maria Mauad estreia contra a brasileira Gabriela Almeida. Os vinte jogos do quali mundial até 18 anos começam às 8h30.

Nos 16 e 14 anos serão disputados seis partidas no qualifying, todos no masculino, a partir das 11h. O dia terá seis jogos do Tennis Kids na categoria 10 anos a partir das 9h.

O domingo seguirá com as finais do qualifying em todas as categorias mais a disputa do Tennis Kids na categoria 9 anos.

O 34º Bahia Juniors Cup tem a chave principal sendo sorteada no domingo. A competição começa na segunda-feira, dia 1º, e termina no sábado, dia 6.

O Bahia Juniors Cup é um celeiro de craques do tênis brasileiro. Além de ter revelado Gustavo Kuerten a competição foi palco em 2016 do primeiro título a nível mundial para o paranaense Thiago Wild que derrotou o jogador que hoje é número dois do mundo, o argentino Sebastian Baez. O garoto que hoje tem 18 anos se sagrou campeão do US Open há pouco mais de uma semana se tornando o primeiro brasileiro campeão do Slam no júnior e apenas segundo brasileiro a levantar um Major no juvenil. O torneio baiano é especial na carreira do tenista que a partir de agora se dedicará integralmente ao profissional.

"O Bahia Juniors Cup tem um peso enorme na minha formação, foi meu grande primeiro título nível ITF em uma grande final contra meu amigo e rival Sebastian Baez que hoje é 2 do mundo na categoria, as recordações são muito felizes. Foi sem dúvida crucial para alavancar minha carreira juvenil e tem papel importante na minha carreira", disse Wild.

O Bahia Juniors Cup tem o recorde de 307 atletas, um aumento de quase 50% em relação à última temporada. São jogadores de 15 países - Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia.

Bahia Cup define finalistas - Além das disputas do Bahia Juniors Cup, o sábado define os finalistas do Bahia Cup, evento com R$ 10 mil em premiação e pontos para o ranking Adulto da Confederação Brasileira de Tênis. A partir das 17h Augusto Laranja, principal favorito, encara Gabriel Generoso. E na sequência Luis Santana encara Guilhermer Diniz.

A sexta-feira foi dia de rodada dupla com Laranja derrotando nas oitavas Mateus Conte por um duplo 6/0 e nas quartas passando por Gustavo Nery por um duplo 6/1. Generoso superou Sergio Amorim por 6/4 5/2 e desistência e nas quartas superou Guilherme Oliveira por 6/3 5/7 6/4. Santanna bateu nas oitavas Nino Portugal por WO e nas quartas passou por Lucca Holtrup por um duplo 6/2. Já Guilherme Diniz fez um duplo 6/0 nas quartas contra Luiz Ribeiro e na fase anterior derrotou Augusto Oliveira por 6/0 7/5.

A final do Bahia Cup será no domingo.

Últimos Campeões na categoria mundial do Bahia Juniors Cup:

2017 - João Lucas Reis (BRA) / Nathália Gasparin (BRA)

2016 - Thiago Wild (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2015 - Gabriel Decamps (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2014 - Igor Marcondes (BRA) / Maria Silva (BRA)

2013 - Silas Cerqueira (BRA) (último baiano campeão) / Thaísa Pedretti (BRA)

2012 - Marcelo Tebet (BRA) / Ivone Alvaro (POR)

2011 - Victor Gonzaga (BRA) / Giovanna Baccarini (BRA)

2010 - Vicente Bronstein (CHI) / Carla Forte (BRA)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias