Simona Halep é a grande campeã de Wimbledon de 2019

Foto: LTA

Tênis News
13/07/2019
14:59
Londres

A romena Simona Halep, sétima do ranking da WTA, simplesmente atropelou a norte-americana Serena Williams, décima, e frustrou o sonho da rival de alcançar seu 24º título do Grand Slam e entrou para a história do tênis de seu país.

A romena entrou em quadra sólida, com a tática de manter-se bem na linha de base e buscando contra-atacar todas as vezes que teve oportunidade, para isto precisou de 56 minutos para fechar a partida em um duplo 6/2 tendo converti um ace contra um de Serena, que cometeu 25 erros não-forçados contra três da romena, que disparou 13 bolas vencedoras contra 17 da norte-americana.

Jogando de modo muito sólido com saque, firme na devolução e movimentando bastante a bola Halep abriu rapidamente 4/0 contando também com erros de Serena em quebras no primeiro e terceiro game e administrou.

Visivelmente nervosa, Serena Williams tentou entrar melhor no jogo, trabalhou mais com primeiro serviço, mas seguiu errática e acabou quebrada no quinto e sétimo games da segunda etapa e viu a romena sacar para a partida e fechar de zero, sem grandes resistências.

Em quadra, na entrevista após a final, Serena Williams deu todo o crédito a algoz: "Ela realmente jogou incrivelmente. Como todos os jogadores, eu preciso tirar o chapéu para o jogo que ela fez".

Questionada se havia jogado melhor que no dia de hoje, Halep contestou: 'Nunca' e ressaltou a alegria do título: "Eu trabalhei muito para chegar aqui. Eu precisei fazer mudanças significativas no meu jogo para a grama, pois não dá para deslizar ou correr tanto e este é o fruto deste trabalho árduo", resumiu.

Com o título Halep será catapultada ao posto de quarta do ranking da WTA e ficará a 122 pontos de distância da terceira colocada, a tcheca Karolian Pliskova. Serena Williams defendia pontos do vice-campeonato ano passado, mas ganhará uma colocação e figurará como nona do mundo na próxima segunda-feira.

HISTÓRIA PARA A ROMÊNIA

Simona Halep é a primeira tenista nascida na Romênia a conquistar o título na grama sagrada de Wimbledon. estar na final em All England Club era o sonho da mãe da tenista, segundo Halep relatou na entrevista após o título ainda em quadra: "Este era também um sonho da minha mãe. Quando eu tinha 10 anos, ela me disse que se tinha uma coisa que eu deveria fazer no tênis era jogar uma final em Wimbledon. Este dia chegou, mãe", disse ela dirigindo-se ao seu box.

Antes de Halep, apenas Illie Nastase esteve em finais de simples de Wimbledon. O romeno foi vice-campeão nas edições de 1972 e 1976.