Federer vence batalha e leva hexa na Austrália, seu 20º Grand Slam

Suíço faz história no tênis como primeiro homem a alcançar duas dezenas dos maiores torneios do circuito.  É a nona vitória em dez jogos contra Marin Cilic

Federer vence Cilic e leva o hexa na Austrália 
Foto: Divulgação Australian Open

Escrito por

Roger Federer, número dois do mundo, teve que encarar uma grande batalha, mas mostrou força mental neste domingo, derrotou o croata Marin Cilic, sexto colocado, e conquistou pela sexta vez o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada.

O tenistas natural da Basileia marcou 3 sets a 2 no rival com parciais de 6/2 6/7 (7/5) 6/3 3/6 6/1 após 3h02min de duração na Rod Laver Arena com teto retrátil fechado por conta da política do calor.


Federer segue ampliando suas marcas no tênis. Campeão em 2004, 2006, 2007, 2010 e 2017, ele ergue seu sexto troféu no torneio igualando Novak Djokovic e é o primeiro a atingir a marca de 20 Grand Slams, ampliando a diferença para o segundo colocado, Rafael Nadal, que segue com 16.

Roger ergue também seu 96º troféu em 145 finais, primeiro na nova temporada do tenista de 36 anos. Nos últimos cinco Majors jogados, Roger possui três conquistas.

A final foi uma reedição de Wimbledon, quando Federer passeou. Ele bateu Cilic pela nona vez em dez jogos. O croata segue com um Grand Slam no currículo, o US Open em 2014, única vez em que bateu Federer na semifinal.

Federer se torna a quarta pessoa a ter 20 Slams ou mais, é o primeiro homem. Entre as mulheres, Margaret Court tem 24, Serena Williams tem 23 e Steffi Graf tem 22.

O jogo

Enquanto Cilic entrou nervoso para a final, Federer imprimiu um forte ritmo, perdeu apenas dois pontos no saque, quebrou duas vezes e, avassalador, marcou 6/2 em 24 minutos um passeio na primeira etapa.

Na segunda etapa, o croata relaxou, se soltou e, apesar de games apertados, foi fazendo seu serviço. Pressionou no décimo game, teve set-point, mas Roger se safou e levou ao tie-break. Federer abriu uma miniquebra, mas Marin logo recuperou e fez 6 a 4 com winner de forehand e aproveitou a chance com bom smash fechando por 7/6 (7/5). Fez apenas um ponto a mais que o suíço na parcial, 47 a 46.

Federer pressionou na devolução e aproveitou um game ruim de Cilic para conseguir a quebra e abrir 5/2 com facilidade e fechar por 6/3 em 29 minutos. Mostrou tranquilidade após Cilic empatar no set anterior.

No quarto set Cilic seguiu cambaleando diante de um confiante Federer. O suíço abriu 2/0, teve break-point apos dupla-falta de Cilic para ampliar, mas o croata se salvou e conseguiu devolver a quebra em um game horrível de Federer com erros e dupla-falta. O croata virou para 4/3, teve um 15/40, errou devoluções, Roger teve vantagem, mas foi quebrado com pontos incríveis e winners de Marin. O tenista dos balcãs não desperdiçou, sacou bem e fechou por 6/3 levando ao quinto.

Cilic começou o set com break-point deixando o técnico Ivan Ljubicic atônito. Mas Roger se segurou, vibrou ao confirmar e quebrou em seguida. Ele teve outro game problemático, mas após muita luta confirmou e novamente vibrou abrindo 3/0 e a partir daí o saque de Roger funcionou bem e ele conseguiu nova quebra com erro na direita do croata. Abriu 5/1 e não deu mole, conquistando o troféu com belo saque aberto.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter