menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Djokovic sobrevive a Tsitsipas e encara Nadal em busca do BI em Paris

Novak Djokovic vibra em batalha contra Stefanos Tsitsipas
imagem cameraFFT
Avatar
Lance!
Paris
Dia 09/10/2020
18:07

  • Matéria
  • Mais Notícias

O sérvio número 1 do mundo, Novak Djokovic, sofreu diante do grego Stefanos Tsitsipas, sexto da ATP, mas está de volta à final de Roland Garros em busca do bicampeonato. Djokovic pode ser o 1º em 51 anos ao vencer ao menos duas vezes cada Grand Slam.

Djokovic precisou de 3h56 para fechar a partida diante de Tsitsipas 6/3 6/2 5/7 4/6 6/1 tendo convertido cinco aces contra seis do grego, que cometeu cinco dupla-faltas contra seis do sérvio, que disparou 56 bolas vencedoras contra 52 de Tsitsipas, que cometeu 56 erros não-forçados contra 50 de Djokovic.

Campeão da edição 2016, Djokovic está indo para a quinta final de Roland Garros de sua carreira. Vice-campeão em 2012, 2014 e 2015, Nole volta a enfrentar seu algoz nas finais de 2012 e 2014, o espanhol Rafael Nadal, que superou o argentino Diego Schwartzman.

Djokovic e Nadal se enfrentarão pela 56ª vez no circuito profissional. O sérvio tem 29x26 em vitórias diante do espanhol, uma delas em Roland Garros em partida válida pelas quartas de final do torneio em 2015.

No total são oito jogos em Paris e sete vitórias do espanhol.

O jogo

Sérvio sofreu no primeiro e sétimo games com um 0/40 e quatro breaks salvos e um break salvo no 4/2 com belo voleio curto. De resto ele dominou com o saque para fechar a primeira parcial em 6/3 em 41 minutos. Teve problemas no último game cometendo três erros, mas depois converteu.

Djokovic salvou mais duas chances de quebra no começo e aproveitou as chances que teve nos serviços de Tsitsipas que foi quebrado pela primeira vez em um game de 40 a 0 e a seguir em um game de 40 a 15 com erros de smash e no fundo.

Na terceira etapa, Tsitsipas pareceu um pouco mais centrado, conseguiu pressionar o sérvio e o forçou a salvar breakpoint no segundo game, seguiu sólido, até trabalhar mal com forehand e ver o sérvio ir bem na rede, conquistar quebra no nono game e sacar para o jogo. Ali, O grego arriscou, foi à rede, salvou match-point, devolveu a quebra e tentou pressionar. Assim, Tsitsipas trabalhou firme na linha de base e em um belíssimo forehand na linha de base voltou a quebrar o saque do sérvio e forçou a quarta etapa.

Tsitsipas aumentou sua confiança e começou quebrando Djokovic e abrindo 2/0 no quarto set, mas Nole foi foi buscar rapidamente e igualou em 2/2. A parcial seguiu encardida com o grego salvando vários break-points com muita coragem, winners, aces e quando o sérvio tinha 4/5 e 40 a 15, cometeu erros e o grego aproveitou para fechar por 6/4 com quebra. Djokovic perdeu dez break-points na parcial.

No quinto e decisivo set, Tsitsipas claramente estava com algum problema físico, para o qual já havia pedido atendimento durante o set anterior. Se movimentando menos, viu o sérvio não baixar o ritmo, se defender aplicar o chamado "pneu moral" vencendo seis games em sequência com quebras no terceiro, quinto e sétimo games.

  • Matéria
  • Mais Notícias