Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Del Potro volta a vencer no US Open após 3 anos

Prata no Rio, Delpo bateu o compatriota Diego Schwartzman e busca busca bi em Nova York

MARTIN BERNETTI / AFP
Escrito por

O campeão do US Open 2009 e atual medalhista de prata no Jogos Olímpicos, o argentino Juan Martin Del Potro, 142º do ranking da ATP, voltou a vencer nas quadras do complexo Billie Jean King, após três anos, ao superar o compatriota Diego Schwartzman.

Delpo precisou de 2h37 para fechar o placar em 6/4 6/4 7/6 (3) tendo convertido 11 aces contra sete de Schwartzman, que cometeu 38 erros não-forçados contra 48 de Del Potro, que disparou 34 bolas vencedoras contra 28 de Diego.

O tenista natural da cidade de Tandil tem sofrido constantemente com lesões e cirurgias para correção no punho, está desde a edição 2013 sem disputar o Slam nova-iorquino, quando venceu o espanhol Guillermo Garcia López em quatro sets na estreia e parou na segunda rodada diante do australiano ex-número um do mundo, Lleyton Hewitt, em cinco sets.

Convidado da edição 2016, Del Potro vai à segunda rodada onde aguarda pelo vencedor da partida entre o norte-americano Steve Johnson e o russo Evgeny Donskoy.

O jogo

A partida começou com disputa de longos games, com Del Potro salvando breakpoint já em seu primeiro game de saque, mas na sequência conquistou a quebra de saque, sacou firme e abriu 3/1 no placar. Schwartzman tentou arriscar, cometeu três erros e foi quebrado de zero, vendo Delpo abrir 4/1 no placar e saca de maneira relaxada sendo quebrado na sequência. Schwartzman tentou pressionar, mas Del Potro se segurou e fechou a primeira etapa.

No segundo set, o tenista de Tandil iniciou firme na devolução, conquistou a quebra de saque, abriu 2/0, mas foi surpreendido e viu o adversário devolver a quebra no quarto game igualando a partida em 2/2. O jogo seguiu equilibrado até o sétimo game, onde Schwartzman trabalhou com segundo serviço e foi quebrado. Dali em diante Delpo administrou a vantagem.

Na terceira parcial, os tenistas fizeram a disputa mais equilibrada e com menos erros do jogo. A quebra veio no décimo primeiro game para Del potro, que sacou para o jogo e foi surpreendido pelo compatriota que devolveu a quebra e forçou o tiebreak. Ali, o forehand potente de Delpo fez a diferença, abriu duas mini-quebras e sacou firme para fechar a partida.