Crianças de projeto social participam do 1º Torneio Aberto Infantil de São Paulo

Torneio será disputado entre Centros Esportivos da capital

Crianças do Projeto de Massificação Maria Esther Bueno
Divulgação

Escrito por

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), e o Rede Tênis Brasil vão realizar neste sábado (10) o 1º Torneio Aberto Infantil de Tênis dos Centros Esportivos. A competição vai reunir os 130 alunos do Projeto de Massificação Maria Esther Bueno, que utiliza o tênis como ferramenta de transformação e inclusão através do esporte.

O projeto é desenvolvido em seis Centros Esportivos das quatro regiões da capital paulista: CE Alfredo Inácio Trindade e CEEFÓ – Centro Esportivo e Educacional Freguesia do Ó (Zona Norte), CE Salim Farah Maluf e CERET – Centro Esportivo Recreativo Educativo do Trabalhador - Tatuapé (Zona Leste), CE Lapa – CE Edson Arantes do Nascimento (Zona Oeste), e CE Mané Garrincha – Ibirapuera (Zona Sul).

O torneio será realizado no CERET, a partir das 9h. As 130 crianças, todas iniciantes serão divididas por idades: Bola Vermelha, até 8 anos; Bola Laranja, 9-10 anos; e Bola Verde, acima de 10 anos. Os participantes receberão medalhas e brindes. O diretor técnico do Massificação Maria Esther Bueno, Marcelo Motta, afirma que será importante para os alunos a experiência real de uma competição.

“O objetivo do projeto de Massificação Maria Esther Bueno em lançar o 1º Torneio Aberto Infantil de Tênis dos Centros Esportivos de São Paulo é poder proporcionar às crianças, que vem participando do projeto neste ano, uma experiência real de uma competição de tênis. O modelo é adaptado ao nível técnico e maturacional das crianças, porém, ele tem uma característica de competição, uma oportunidade inédita e única para elas. O competir, o ganhar, o perder, ensinam várias coisas na formação pessoal e de caráter”.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna, destaca que a parceria da SEME com o Rede Tênis Brasil tem sido a cada vez mais importante, pois oferece às crianças de todas as regiões de São Paulo a oportunidade de praticar um esporte que normalmente não teriam condições.

"A parceria da SEME com o RTB vem sendo a oportunidade de realização de um sonho para muitas crianças. O tênis no Brasil sempre foi um esporte de elite e agora estamos quebrando esse paradigma. Acreditamos no esporte como ferramenta de transformação e inclusão social. Tenho certeza que o projeto irá revelar grandes talentos do tênis, mas o importante mesmo é contribuirmos para a formação desses jovens que aprendem com o esporte valores importantes para toda a vida".

O projeto de Massificação Maria Esther Bueno foi criado em 2014 pelo Rede Tênis Brasil, fomentador do tênis brasileiro, com apoio da iniciativa privada através da Lei de Incentivo. Desde então já beneficiou durante esse período mais de 50 mil estudantes de escolas públicas das cinco regiões do país e hoje atua em 11 estados – mais o Distrito Federal – e 30 cidades. Em São Paulo, a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) teve início em 2021, com previsão para durar cinco anos. Além da prática do tênis, as crianças beneficiadas recebem aulas de reforço escolar.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter